No dia primeiro de dezembro é comemorado o “Dia Mundial do Combate à Aids”. O mais importante nessa data é não só conscientizar a população com relação à prevenção, como também discutir a inclusão do portador na sociedade. Saiba mais com o Nube.
Na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), o vírus HIV, seu causador, ataca as células de defesa do corpo. Com isso, o organismo fica vulnerável e não consegue se defender adequadamente contra diversos tipos de enfermidades, desde um simples resfriado até um câncer.
Só em 2010, a doença matou 8,6 pessoas por dia no Estado de São Paulo. Em dez anos, os casos entre homossexuais aumentaram 52%; já entre os heterossexuais, o crescimento foi de 30%. Os responsáveis pela queda no geral foram os usuários de drogas injetáveis: diminuição de 73,2%!
Na década de 80, quando foi descoberto, ser soropositivo era sinônimo de morte anunciada. Hoje, com os medicamentos distribuídos gratuitamente pelo governo, é possível viver mais e com qualidade de vida. O mais indicado para isso é fazer o teste sempre quando passar por uma situação de risco.
De acordo com Ivone de Paula, gerente da área de prevenção do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, a Aids pode ser contraída por meio do sexo vaginal, anal ou oral, o último principalmente se o indivíduo tiver feridas, como aftas, na boca. “O melhor modo de evitá-la é usando preservativos. A presença ao mesmo tempo de outra DST, como sífilis, herpes ou gonorréia, por exemplo, aumenta o risco de contágio”, comenta.
Há outras maneiras de contrair o HIV, como:
- Usuários de drogas injetáveis compartilhando agulhas;
- Tatuagem e piercing se houver material contaminado;
- Transfusão de sangue;
- Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez.
É importante reforçar: saliva, suor e lágrimas, abraços e o uso de talheres ou pratos, entre outros, não transmitem a doença. Para Claudia Hardt, colaboradora da área de Escolas do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, ainda há muita falta de informação sobre o assunto. “Para mudar o comportamento das pessoas, é necessária uma divulgação maior, com um vocabulário acessível e de modo simples, para podermos conscientizar a partir da infância”, comenta.
Se você tem alguma dúvida ou quer fazer o teste em um serviço credenciado, ligue para 0800-16-25-50 ou acesse http://www.crt.saude.sp.gov.br. Outra boa dica é conferir a exposição “Por dentro da Camisinha”, no Catavento Cultural e Educacional, dia primeiro de dezembro. O evento começa às 10h e fica no Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/n – Centro, São Paulo, SP.
O Nube não se cansa de repetir: prevenir é sempre o melhor remédio! Cuide bem da sua saúde, pois ao final de sua vida, ela também cuidará bem de você.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!