Com certeza, você já ouviu falar na Aids, uma doença considerada o terror do século XX. Com o compartilhamento de seringas de drogas ou por sexo sem proteção alguma, diversos jovens a contraíram e acabaram morrendo. Porém, esses casos estão de volta, ou talvez nunca saíram da sociedade. Entenda o porquê.
Segundo a Sesau - Secretaria Estadual de Saúde, em seis anos, o número de pessoas com o vírus HIV aumentou mais de 50%, algo assustador. Essa porcentagem vai na contramão do restante do mundo, com 32% de redução dos casos de jovens entre 15 e 24 anos.
No Brasil, quatro em cada mil pessoas possuem a doença, entretanto cerca de 150 mil não sabem da existência do vírus em seus sistemas corporais. A única mudança de 20 anos para hoje é a capacidade dos coquetéis, os quais prolongam a vida do contaminado. São seis comprimidos a cada 12 horas e, por isso, muitas vezes os indivíduos não aguentam a rotina e param de tomar os remédios, deixando o vírus se espalhar novamente.
“As pessoas acreditam na extinção do mal, uma coisa muito errada, pois, dessa forma, sem informação, tende a se alastrar”, alerta o médico Drauzio Varella, em entrevista ao programa Fantástico. Infelizmente, muitos adolescentes fazem sexo sem usar a famosa camisinha. No mundo de hoje, essa ação não pode se repetir mais.
Entretanto, para quem vier a adquirir a patologia, existe um novo tratamento chamado de Prep - Profilaxia pré-exposição. O tratamento é preventivo com pílulas e reduz em 92% as chances de obter a Aids por relações sexuais.
Não deixe sua vida mudar por um descuido. Use sempre preservativos e espalhe a informação.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.