Se perguntássemos para dez estudantes se eles gostam do cheiro do bacalhau, certamente a maioria responderia não. No entanto, muitos comem o alimento, mesmo não suportando o odor. Outros, nem chegam perto! Por que isso acontece? Aprenda um pouco mais com o Nube.
De acordo com Hellen Maluly, professora de Bromatologia e Toxicologia de Alimentos da Faculdade Oswaldo Cruz, nós possuímos mais de cinco mil papilas gustativas, responsáveis pelos gostos básicos: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Elas estão distribuídas aleatoriamente na superfície superior da língua, palato e epiglote, formando nosso paladar.
Já o sabor é uma mistura de sensações, geralmente envolvendo o olfato. Além dos aspectos culturais e ambientais, há fatores intrínsecos - como os outros quatro sentidos - envolvidos no ato. Isso pode nos levar a rejeitar um alimento antes mesmo de consumi-lo, como por exemplo, uma fruta em deterioração.
Se você ainda está confuso quanto à diferença, há uma atividade simples para melhor compreendê-la. Pegue uma bala de hortelã, tape o nariz e coloque-a na boca. Após alguns segundos, solte a respiração! Nesse momento, há a interação dos dois sentidos.
Felipe Leite, colaborador da área de Escolas do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, não come se o odor desagradar. “Eu odeio feijão! Uma vez, fui almoçar com amigos e colocaram o alimento na minha comida só para me sacanear. Não deu outra: antes de comer, senti algo diferente no ar e reclamei! Todos caíram na risada”, comenta o estudante de Publicidade e Propaganda.
“Esse assunto é muito subjetivo”, explica Hellen. “Para uns, o cheiro é horrível. Para outros, muito agradável! Alguns queijos, por exemplo, eram consumidos sem o processo de cura. Após essa descoberta, pesquisadores buscam um aprimoramento da técnica para obter diferentes aromas, fazendo dessa categoria uma iguaria para seus apreciadores”.
E você, tem alguma história engraçada para contar como a de Felipe? Deixe seu comentário em nossas redes sociais! O Nube te dá outra dica: olhe sempre a data de validade dos alimentos. O cheiro ruim é um indício de estarem estragados! Boa refeição!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!