Muito se discute acerca da importância do idioma para o sucesso na carreira. Você já ouviu gestores se posicionando dessa forma? Em empresas dos mais diversos portes, há milhares de trabalhadores sem domínio algum até mesmo nos quesitos leitura e escrita. Entenda esse cenário negativo da educação nacional e tenha a atitude esperada pelo mercado para garantir o seu espaço.
Em um levantamento interno da Petrobrás, com mais de 15 mil funcionários, percebeu-se a importância de oferecer qualificação técnica para ao menos dez mil trabalhadores. Do grupo, 17% eram analfabetos funcionais e cerca de 40% não tinham ensino fundamental completo, representando os impactos da formação escolar de baixa qualidade no país. "Um trabalhador com baixa escolaridade não consegue ler as orientações de segurança", alerta o especialista em Relações Institucionais, Antonio Aparecido Carrara.
No estado do Pernambuco, por exemplo, 2000, das 8000 vagas do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo) não foram preenchidas por baixo rendimento dos candidatos na avaliação. A parcela reprovada teve êxito abaixo de 20% nos testes. Em 2010, o Brasil investiu apenas 4,6% do PIB em educação. A Unicef recomenda, no mínimo, 8%. O resultado da deficiência já pode ser identificado em pesquisas. Segundo o IBGE, temos 14,2 milhões de analfabetos entre a população acima de 15 anos de idade e 32,1 milhões de analfabetos funcionais. Na mesma linha, 75% dos brasileiros possuem dificuldades na compreensão e interpretação de diferentes textos.
Está surpreso com os dados? Mesmo estudantes com boa formação, devem se preocupar em treinar o português constantemente. Para o gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira, nas férias o jovem tem mais tempo livre para aperfeiçoar o idioma primário. “Desenvolver a linguagem é fundamental em todas as etapas da vida. O teste ortográfico do site do Nube, por exemplo, avalia o entendimento da língua portuguesa e pode abrir portas, garantindo o sucesso em processos seletivos”, garante Oliveira. Ainda sobre o tema, o gerente afirma: “Cursos, palestras e eventos voltados para a língua portuguesa são de extremo valor. Conhecer novas palavras e qualificar a ‘cultura da fala’ nunca é demais”.
Lembre-se: a TV Nube prepara várias matérias com dicas construtivas ligadas a mercado de trabalho. Veja os vídeos de amplo conteúdo e curto tempo de duração.
Boa sorte e conte conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!