Tem Facebook, Twitter e Orkut e está a procura de um estágio? Então esta matéria foi feita para você! Já prestou atenção em qual tipo de informação publica em seus posts? E as fotos comprometedoras? Isso pode deixá-lo de fora de uma grande oportunidade em sua carreira. Saiba com o Nube como evitar isso.
De acordo com a Navigators, agência de conteúdo digital há 11 anos no mercado, existem 43 milhões de usuários de Redes Sociais no Brasil. O Facebook recebe 25 milhões deles, seguido do Twitter com 13,9 e o LinkedIn com quatro.
Apesar de essa ferramenta virtual contar com riquíssimas informações, como a descrição do perfil, além da expressão de opiniões, ainda faltam estratégias em companhias para o recrutamento on-line. Nos EUA, a maioria das empresas já entra nas redes, principalmente o LinkedIn, para verificar se o estudante se enquadra na filosofia da corporação. No Brasil, o processo ainda é novo, mas a tendência é crescer cada vez mais.
Glória Di Monaco, sócio-fundadora da Navigators, ressalta a importância da diversidade e periodicidade na ação, com o objetivo de manter um fluxo de informações e assim conseguir os melhores candidatos. “Acredito na quebra da barreira da distância entre candidatos e empresa por meio das redes sociais Assim, ampliamos a possibilidade de atrair cada vez mais pessoas, de diferentes lugares e culturas, com custo praticamente zero. O processo de recrutamento e seleção é agilizado, tendo uma maior assertividade na contratação de um profissional”, explica.
Para uma empresa, é importante usar a linguagem dos internautas, responder rapidamente e, principalmente, ficar atento aos assuntos à tona na Internet. Após todas essas medidas, é necessário mensurá-las para saber se estão tendo o efeito desejado pela companhia.
Luciana Coca, colaboradora da área de Seleção do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, acha ser possível adquirir informações valiosas sobre candidatos pela web. “A corporação tem a chance de conhecer o profissional como ele realmente é, pois algumas vezes os estudantes tendem a ''mascarar'' características no intuito de conseguir a vaga”, explica.
Ela sugere aos candidatos tomarem cuidado com comunidades, comentários pejorativos de outras pessoas e empresas onde atuou. E finaliza: “A intimidade deve ser muito bem analisada antes de ser exposta, pois isso pode ser levado em consideração no momento da contratação”.
Siga a dica da Luciana e arrume agora mesmo suas Redes Sociais! Dê uma boa vasculhada para conferir se não há nenhum post ou foto passível de má interpretação por um futuro empregador. Muito cuidado nunca é pouco. O Nube já deu a dica, agora é só segui-la. Boa sorte em sua nova vida na Internet!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!