Os brasileiros tem cada vez mais acesso à Internet, com gerações de menor idade destrinchando máquinas antes manuseadas apenas pelos adultos. No entanto, “perigos on-line” vêm prejudicando profissionais e estudantes. Você navega com plena segurança? Acredite, já existem criminosos especialistas em criar armadilhas virtuais. Saiba como se proteger.
Os crackers, malfeitores com missão de modificar, de forma ilegal, mecanismos da web, vem utilizando diversas técnicas como o envio de vírus e Spywares (arquivos espiões), no intuito de convencer o usuário a fornecer informações pessoais. A prática é denominada como Phishing, (pescaria do inglês). Quando desatentos, os internautas acabam sendo surpreendidos com ações mal intencionadas. Segundo a Polícia Federal, foram registrados 48 mil ataques virtuais contra o sistema operacional da Caixa Econômica Federal em 2008, por exemplo.
Recentemente, o serviço de envio de cartas no Brasil, tornou-se centro de ataques virtuais. Os usuários recebem a seguinte mensagem, via e-mail: “você tem uma encomenda nos Correios. Para concluirmos a entrega, é necessário atualizar seus dados”. Trata-se de uma isca, para o computador ser infectado e posteriormente monitorado. Assim, é possível capturar dados pessoais e de contas bancárias da vítima.
Nos últimos dez anos, as infrações cibernéticas provocaram prejuízos na casa de bilhões de dólares, segundo o Centro de Reclamações de Crime pela Internet, respaldado pelo FBI. Somente o Worm MyDoom (vírus com poder de reprodução entre as redes, a partir de um PC infectado), por exemplo, com criação datada em 2004, causou danos estimados em US$38 bilhões no mundo inteiro. De acordo com a entidade System-Spyware-Interrogator, 90% dos computadores de todo o planeta encontram-se contaminados.
Segundo o gerente de TI do Nube, Luiz Pasqual, o jovem deve se atentar à proteção da máquina, atualizando-a frequentemente com softwares de segurança e manter-se atento, o tempo inteiro, quanto à credibilidade dos sites os quais tem costume de acessar. “Evitar arquivos e homepages de conteúdo duvidoso é essencial e resguarda as informações particulares, tal como os programas e as condições técnicas do micro”, afirma o gestor.
Antou as dicas? Acesse frequentemente o Nube News e tome conhecimento de temas relevantes no seu cotidiano.
Boa sorte e conte sempre conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!