Uma nova mania está prestes a cair de vez no gosto popular. Trata-se do consumo colaborativo, uma grande forma de alcançar seus objetivos, por meio de uma integração com o próximo. Saiba um pouco mais sobre o assunto e veja como entrar nessa onda.
Esse modo de compartilhamento surgiu em 2000, nos EUA e hoje já movimenta milhões de dólares. Por meio da Internet, as pessoas conseguem promover troca, aluguel e venda de diversos objetos e, com isso, estão revolucionando o mercado. A visibilidade das ofertas rendeu resultados tão positivos a ponto de se espalharem pelo mundo.
No Brasil, o primeiro portal colaborativo, o DescolaAí, foi inaugurado em julho. Em pouco tempo de existência ele já vem promovendo o encontro de pessoas interessadas em locar, com quem está à procura desses produtos. Mas, não para por aí. Devido ao sucesso com o lançamento, ampliou seu leque de possibilidades e agora também contempla a ferramenta de trocas de peças de cunho cultural.
Assim, quem realiza seu cadastro no site, conta com a opção de criar grupos privados e corporativos para as permutas. O primeiro pode ser formado por um conjunto qualquer de pessoas. Já o segundo, deve ser composto por colaboradores de empresas e a adesão de membros se dá a partir do e-mail corporativo.
Ao acessar a plataforma de escambo, o usuário busca os produtos, com os quais possui interesse em obter. Depois disso, ele informa qual sua opção de troca. Quando a oferta e a demanda são identificadas, o sistema coloca os dois negociantes em contato. Nessa transação, o DescolaAí.com cobra uma taxa de R$2,00 de cada uma das partes.
O colaborador da área de Inteligência de Marketing do Nube, André Soardi, diz ainda estranhar um pouco esse modo de consumo, mas acredita ser ideal para alguns casos. “Sou muito ligado aos meus pertences, por isso, não sei se conseguiria praticar. No entanto, o aluguel de carro por hora, por exemplo, acho super válido”, afirma.
Para quem ainda não se sente muito seguro, deve entender a grande vantagem desse novo sistema: as pessoas possuem menos coisas e compartilham mais. Isso vai ao encontro das atuais demandas da sociedade por ações sustentáveis, pois gera a redução da extração de novas matérias primas.
Deixe o individualismo de lado. Faça, você também, parte desse novo mundo e reduza o impacto sobre o meio ambiente.
O Nube apóia essa ideia! E você?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.