Ideal para quem gosta de números e de fazer contas, o domínio de cálculos para elaborar seguros e realizar operações financeiras na área é essencial. Além disso, é necessáro responsabilidade: um erro pode atrapalhar muita gente. Quem atua no setor necessita analisar e quantificar o risco presente nas operações, planos de saúde e títulos de capitalização. Veja mais com o Nube sobre o curso de Ciências Atuariais.
Ao profissional da área, cabe avaliar as possibilidades de danos e perdas e a determinação de valores de prestações de seguros e prêmios a serem pagos. Para isso, deve-se possuir capacidade de observação, habilidade de concentração e visão de projeto. São utilizados conhecimentos de matemática e estatística. O graduado também pode ser o responsável por estimar a incidência de doenças, mortes, acidentes e fenômenos naturais, como enchentes e secas.
O atuário só pode exercer suas funções caso tenha registro no Instituto Brasileiro de Atuária. Para isso, deve se submeter a um exame depois da graduação. Os maiores empregadores no país são as companhias de consultoria especializada em benefícios de auditoria contábil e os grandes fundos de pensão.
Com o desenvolvimento do mercado, a procura pelos profissionais tem aumentado muito nos últimos anos. A crise financeira entre 2008 e 2009 também criou novas vagas. Há oportunidades em prefeituras e estados para fazer a manutenção e a gestão previdenciária. De acordo com a pesquisa de bolsa-auxílio realizada pelo Nube em 2011, o a formação está entre as dez mais bem pagas, com a média de R$ 956,61.
O currículo é carregado de disciplinas como cálculo numérico, contabilidade, economia, estatística e matemática financeira. Entre as específicas estão teoria do risco, contabilidade de seguros e gerência de risco financeiro. Em algumas escolas também há aulas de comunicação e expressão.
O carioca Victor da Silva Abrahao, é um estudante da área cadastrado no Nube. Com 22 anos, ele está cursando o 6º semestre no Instituto de Matemática - UFRJ. “Tomei conhecimento da formação por meio de um professor do vestibular e me interessei por conta do mercado financeiro”. Para Abrahao, Economia até então foi sua matéria predileta. Quando questionado sobre quais as dificuldades encontradas, ele não hesita: “é muita conta, todas de nível avançado”.
Para quem gostou da sugestão e deseja seguir esse caminho, Victor dá a dica: “se você gosta de se relacionar com pessoas, essa formação não é a adequada”, revela o jovem, empenhado em seguir no setor e trabalhar em agências de risco. E finaliza: “se você não se identifica com essas características, escolha outra carreira para não se desmotivar com o decorrer do tempo”.
E aí? Está preparado para o desafio? Não perca as próximas dicas do Nube! Conte sempre conosco rumo ao sucesso profissional.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.