O engenheiro de controle e automação projeta, desenvolve e gerencia equipamentos utilizados nos processos produtivos dos mais diversos tipos de indústria. Já ouviu falar algo sobre essa carreira? Saiba como está o mercado de trabalho para o segmento e descubra onde cursar a graduação! Veja as dicas do Nube e aprenda mais!
Para exercer a profissão, o aspirante deve alcançar o diploma de bacharel em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC “e obter o registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) do seu estado. Com relação aos conhecimentos, será necessário entender de Robótica Industrial, Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos, Automação da Manufatura, Mecatrônica e Modelagem de Sistemas Automatizados, entre outros”, orienta Paulo Camargo Jr., docente do curso na UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Entre os objetivos principais, constam planejar, fabricar e manter máquinas e sistemas automáticos de utilização na indústria em geral.
São diversas as atividades para um profissional de controle e automação pode desempenhar. Destacamos algumas:
Desenvolvimento de ferramentas computacionais.
Projeto e execução de instrumentação, sensores e algoritmos.
Certificação de Projetos.
Desenvolvimento de sistemas computacionais.
Modelagem, simulação e controle de processos de produção.
Integração de processos.
Estudo de viabilidade técnica e econômica.
Previsão e Controle.
Padronização, mensuração e controle de qualidade.
Elaboração de orçamentos.
Instalação, montagem e reparo de equipamentos.
Os grandes centros urbanos e polos industriais concentram o maior número de vagas, em vários setores da economia, como por exemplo:
Automotiva
Metalúrgica
Mineração
Eletrônica
Petróleo e Gás
Alimentícia
Biomedicina
Construção Civil
Têxtil
A graduação possui a habilitação em bacharelado e duração média de 5 anos. Assim como nas outras Engenharias, o curso possui muitas disciplinas das áreas de Matemática, Física e Química. Matérias relacionadas a outras especialidades, como Eletrônica, Mecânica e Computacional, também fazem parte da estrutura curricular. Ao longo da trajetória o aluno tem a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática por meio de atividades práticas. A remuneração média paga aos estagiários do ramo, inclusive, é de R$ 1.221,41 segundo Pesquisa de Bolsa-Auxílio do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios.
Veja algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer a Engenharia de Controle e Automação:
Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Faculdade Nordeste (FANOR | DeVry)
Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry)
Faculdade Ruy Barbosa (Ruy Barbosa | DeVry)
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Gostou das informações? Agora é com você, para construir uma carreira de sucesso! Dica do Nube: para a inserção no mundo corporativo, busque vagas em nosso portal! Conte conosco!
Veja também: