Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
faca-suas-pesquisas

Faça suas pesquisas  

Notícia | 27/06/2011

Possui interesse em pesquisa e investigação e se acha detalhista e observador? Quem segue esta área precisa fazer análises da realidade e, para isso, necessita ter algumas habilidades, como de leitura e interpretação de textos. Aprovou a ideia? Saiba mais sobre a carreira!

Boa comunicação e gosto por estudos acadêmicos são alguns dos requisitos para a o antropólogo. Esse ramo da ciência abrange o homem e sua evolução, comparando aos períodos anteriores. Entra em jogo o indivíduo como um ser biológico, social e cultural, além de suas interações com a sociedade. Diversas civilizações são analisadas, em aspectos como:

- Ciência Social – propõe conhecer o homem enquanto membro de grupos organizados;
- Ciência Natural – aborda sobre o conhecimento psicossomático e sua evolução;
- Ciência Humana – o ser como um todo, suas fases, crenças, usos e costumes, filosofia e linguagem.

Para quem se formar no setor, poderá exercer funções como ministrar aulas em ensino médio e superior, em cursos como jornalismo, publicidade, relações públicas, história, psicologia, dentre outros; empresas e entidades não-governamentais. Também é válido trabalhar em assessorias, como de institutos e empresas e em veículos de comunicação.

A estudante da Universidade de Brasília , Fernanda Machado, de 24 anos, se diz apaixonada pelo curso. Ela já está no último ano e conta sobre seu interesse com questões sociais: “Já quis fazer sociologia para trabalhar com questões da população, mas acabei escolhendo antropologia, por ser amplo. Devemos nos dedicar muito à leitura, mas é gratificante”. A jovem conta sobre algumas das matérias aplicadas: “pluralismo jurídico e tradições sociais, somadas às teorias, sem dúvida são as de maior destaque”.  

Como passou muito tempo trabalhando na faculdade com pesquisas e projetos de iniciação científica, Fernanda revela ter deixado o estágio para última hora, diferente de seus amigos: “Como estou no 9º período, encontro dificuldades para conseguir vagas nas empresas e me arrependo por não ter buscado antes tais oportunidades”.

Fernanda finaliza indicando o curso para quem não decidiu seu futuro profissional: “Sou suspeita para falar, adoro antropologia. Trabalho atualmente com etnomusicologia, para conciliar essa minha paixão e a música”.

O mercado hoje está em expansão e o diploma é entregue após os cinco anos de dedicação. Estão incluídas disciplinas como antropologia clássica e utores como Merleau Ponty, Claude Lèvi Strauss e Jean de Léry. São introduzidos conceitos de etnologia, estudos de cosmologias indígenas, estruturas sociais sul-americanas, pesquisa antropológica, culturas afro-descendentes e sua integração na sociedade brasileira.

O número de organizações e fundações trabalhando com movimentos sociais aumentou nos últimos anos. Os maiores empregadores são ONG’s, agências governamentais como o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, além de entidades como a Funai – Fundação Nacional do Índio. De acordo com a última pesquisa do Censo Educação, realizada no ano de 2008, temos apenas 175 matriculados. Ou seja, mais chances para quem possui interesse em tal formação conseguir uma oportunidade no mercado.  

Gostou de nossa dica da semana? Fique sempre antenado em nossas matérias!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete