Se durante a sua infância as aulas de vôlei, futebol e natação sempre foram as mais interessantes, temos uma notícia: você pode estar no perfil para cursar Educação Física. O Nube, essa semana, vai falar sobre os aliados na tarefa de manter um bom condicionamento físico ou na de buscar um corpo perfeito. Se esse assunto te interessa, seja bem-vindo e aprenda mais sobre essa profissão.
O excesso de peso e a obesidade cresceram entre os brasileiros nos últimos quatro anos. De 2006 a 2009, a proporção de pessoas acima do peso subiu de 42,7% para 46,6% e o porcentual de obesos cresceu de 11,4% para 13,9% no mesmo período. Porém, mesmo com esses dados, ainda há quem zele pelo físico impecável, investindo em uma alimentação saudável e, principalmente, em atividades corporais. Esses são os profissionais de Educação Física.
Como proceder para entrar nessa área? Bacharel ou licenciatura? Para quem pretende ingressar na faculdade, essa escolha deve ser feita com cautela. A primeira opção, com duração de quatro anos visa formar profissionais com foco em treinamento físico e práticas esportivas. Já a segunda tem um total de três anos e se destina à formação de professores. Ambas são certificadas pelo Ministério da Educação como nível superior e, no Brasil, existem, aproximadamente, 761 instituições de ensino com esses cursos.
O mercado de trabalho está em alta. Dados do Conselho Federal de Educação Física (Confef) divulgou um aumento de 50% no número de novas academias no ano de 2008. Existem no país, atualmente, cerca de 18 mil centros de esportes devidamente registrados. Fique atento aos segmentos nas quais você pode seguir: condicionamento físico, ensino, grupos especiais (idosos, gestantes e crianças), recreação, performance e terceiro setor são algumas delas. Além disso, há Para o personal trainer e empreendedor, Cleyton Soares, essa é uma profissão gratificante. É muito bom ver o resultado do seu esforço no sorriso das pessoas, seja para quem quer emagrecer ou criar massa muscular, por exemplo, diz.
Se você quer saber sobre o mercado de trabalho e a remuneração para essa área, temos notícias boas e ruins. Devido o estágio ser obrigatório para os estudantes pegarem o diploma, as empresas acabam oferecendo mais vagas, porém com a bolsa-auxílio baixa. A pesquisa de bolsa-auxílio feita por nós prova essa informação. Os estagiários de educação física recebem, em média, R$ 498,07 mensais, diz Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.