Muitas pessoas adoram o outono e o inverno, pois acham que ficam mais elegantes com as roupas da estação. Porém, o frio traz alguns problemas de saúde. Gripes e resfriados são bem comuns nessa época. E a saúde dos seus olhos? Já pensou neles?
A baixa umidade aliada à poluição, além da exposição ao monitor do computador, podem intensificar a incidência de olho seco. Sensação de areia nos olhos, ardor, irritação, lacrimejamento excessivo e embaçamento são sintomas a serem monitorados, principalmente se sofrem agravantes no final do dia. O ideal é procurar um oftalmologista nesses casos.
Segundo o doutor Leo Carvalho, o ar seco leva à secura da lágrima e da lubrificação dos olhos. A conseqüência das baixas temperaturas pode levar a alergias, infecções oculares e conjuntivites, afirma. Outro ponto importante: nos esquecemos de utilizar óculos escuros durante esses meses. Guardamos, erronamente, o acessório apenas para o verão.
As pessoas devem continuar usando os óculos de sol com lentes UVA e UVB, lavar os olhos com soro fisiológico gelado e usar colírios lubrificantes, prescreve Carvalho, salientando que a receita médica é essencial, pois alguns colírios contém antibiótico ou corticóide podendo desencadear problemas como glaucoma e catarata.
Mauro de Oliveira, gerente de comunicação do Nube, não dispensa o uso de óculos solares. Ando com os meus mesmo quando está nublado, pois a luminosidade nesses dias também causa irritação. Estou sempre com eles em mãos, explica.
Lembre-se: veja sempre a procedência das lentes, pois não adianta nada utilizar o acessório apenas como enfeite. Peças compradas em camelôs e lojas não especializadas podem causar danos à sua visão.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio, faça suas perguntas no Formspring.