Você já passou noites em claro fazendo trabalhos, estudando para provas ou até indo direto da balada para o estágio ou escola? Saiba que uma noite mal dormida pode causar diversos problemas.
Privar-se do sono diminui o reflexo, pode alterar a personalidade e causar irritabilidade. Dificuldade de concentração, aumento da fadiga e do estresse são outros sintomas.
Muitas pessoas têm uma rotina corrida com cursos e estágio e acabam por deixar a noite para estudar. Segundo o Professor Doutor Luis Vicente Franco Oliveira, coordenador do Laboratório de Sono da Universidade Nove de Julho, descansar antes dos testes é essencial.
"Temos uma fase do sono, chamada REM, que é a responsável pelo processamento de informações e fixação da memória. Ou seja, nunca, em véspera de provas, passe a noite em claro, pois o aprendizado pode ser perdido", explica Oliveira.
Para ter uma boa noite de repouso, o ideal é ter qualidade nas horas dormidas. As dicas são evitar a prática de atividades físicas intensas antes de se deitar, não deixar luzes acesas, ficar no máximo de silêncio possível, sem televisão ligada ou ouvindo música.
Comer muito ou ficar com fome antes de ir para cama também não permite um descanso absoluto. Substâncias estimulantes como café, chás pretos e refrigerantes a base de colas também podem comprometer seu sono.
Cinthia Catellan, analista de treinamento do Nube, ressalta a importância de estar bem disposto durante seu estágio. O segredo não é dormir muito ou pouco, mas a quantidade de horas que satisfaça o indivíduo. Uma noite bem dormida impacta positivamente a produtividade. Pessoas que dormem bem geralmente são mais serenas e lidam melhor com conflitos de clientes internos e externos, afirma.
Agora você já sabe como fazer para aproveitar melhor a sua noite. Siga essas orientações e tenha bons sonhos!