Final do ano chega e com ele muitas comidas típicas da época. Se você também é fã das guloseimas mais pedidas nesse período, aí vai uma novidade: cinco frutas muito consumidas nas celebrações de Natal e Ano Novo ajudam e muito a combater doenças. Acompanhe!
Grande parte das opções de doces e salgados servidos nos meses de dezembro e janeiro levam em sua receita itens como uva passa e castanha. Além de serem uma delícia, também são ótimos para a saúde. “Consumidas com moderação, as frutas secas podem ser benéficas, pois são ricas em fibras, ferro, magnésio, minerais, potássio, selênio, cálcio, vitaminas A e do Complexo B”, explica a nutricionista do Hospital San Paolo, Flávia Salvitti.
Então, para saber qual é a mistura perfeita para um alimento saudável, separamos algumas dicas:
- Ameixa: é indicada no combate de hemorroidas e recomendada em caso de prisão de ventre. Possui grande quantidade de fósforo e contribui nos tratamentos de debilidade cerebral. É ótima para a prevenção de doenças como reumatismo, artrite e aterosclerose.
- Damasco: traz benefícios para a saúde ocular devido a sua vitamina A.
- Tâmara: rica em potássio e indicada aos hipertensos.
- Uva Passa: tem funções cicatrizantes. Ajuda no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxilia no combate à anemia e males renais.
- Castanha do Brasil: possui grande quantidade de selênio, um antioxidante capaz de proteger as células do organismo contra radicais livres. Melhora a memória, combate o envelhecimento das células, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom. É recomendado o consumo de duas por dia.
Para a especialista, todas as alternativas acima podem ser consumidas, pois são ricas em fibras. Contudo, sempre com moderação, devido ao teor calórico dos alimentos.
Agora é com você. Bom apetite!