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Reverta a desmotivação 

Notícia | 22/12/2014

Como anda a satisfação dos seus colaboradores? O fim de ano é uma época típica das pessoas deixarem em evidência sua desmotivação por conta da intensificação de trabalhos para bater metas e também das avaliações pessoais e profissionais. Quer algumas dicas para reverter essa situação? Leia nesta matéria do Nube.

Essa pouca de vontade de trabalhar pode ser reflexo de um ano cheio de falhas, como: inexistência de plano de carreira, desafios impossíveis,  ausência de reconhecimento nas atividades desenvolvidas, baixa remuneração, clima organizacional ruim e problemas em casa. Esse conjunto pode gerar alto turnover, baixa produção, atraso na entrega de tarefas, faltas constantes, descomprometimento e até mesmo sabotagens.

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, uma pessoa consegue manter seu emprego por toda sua vida com apenas 25% de sua capacidade, mas se for motivado corretamente, pode atingir 80% de produtividade.

Karine Donato, supervisora de consultoria do Nube, explica como são feitas as campanhas motivacionais em seu setor: “Elas acontecem diária, semanal ou mensalmente. Analisamos o fluxo de progresso para elaborarmos e os consultores sempre ganham prêmios de acordo com a duração e com os resultados alcançados. É notável o empenho da equipe”.

A empresa pode optar por algumas das atividades a seguir para facilitar a vida dos coordenadores e diretores:

-Implementar ações especiais para o período, como confraternizações, cestas de fim de ano, dentre outras;

-Deixar claro desde já os objetivos para o próximo ano e  mostrar a importância dos funcionários para atingí-los;

-Realizar uma pesquisa de clima organizacional com metodologia bem estruturada e análise aprofundada dos resultados;

-Fazer avaliação de desempenho;

-Elaborar um planejamento de cargos e salário baseado em competências e com regras bem definidas e muito bem divulgadas;

-Política de comunicação adequada, não deixando espaço para "rádio peão" e possibilitar o acordo com a missão da organização.

“Obtenha constantes feedbacks dos trabalhadores e atente-se aos primeiros sinais da desmotivação, isso facilita muito a mudança da situação”, orienta Ricardo M. Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting.

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