Você tem dificuldades para dar feedbacks aos seus colaboradores ou colegas de equipe? Fique calmo, pois tudo vai melhorar. Veja nossas dicas nesta matéria, saia do sufoco e transforme esse momento em algo produtivo para ambas as partes.
Muitos investem em tecnologias, inovações e produtos para elevar sua performance e crescimento no mundo corporativo. Entretanto, não menos importante é o relacionamento com os demais parceiros de trabalho e, para isso, as devolutivas são essenciais.
“Quando se dá um feedback a intenção não é inibir ou ameaçar a pessoa, mas sim de direcionar, discutir os problemas, mostrar quais são as expectativas, ajudar o indivíduo ou simplesmente reforçar um comportamento positivo ou uma atitude correta”, explica Rafaela Gonçalves, analista de treinamento do Nube.
Como, para muitos, a situação causa constrangimento e ruídos de comunicação, o consultor organizacional e palestrante Eduardo Shinyashiki, elaborou uma técnica eficaz: dividir o momento em três etapas. Conheça quais são elas.
1 – Reconheça e evidencie uma atitude ou valor positivo no colaborador.
Exemplo: “Você é uma pessoa inteligente, muito criativa, sua perseverança é exemplar e sua perspicácia tem nos ajudado a elaborar ações para a evolução da empresa”.
2 – Dê o feedback sempre relacionado aos comportamentos: nessa fase, jamais utilize a “identidade” e o “valor” da pessoa. Procure falar sobre as ações e desempenho dela.
Exemplo: “Sua atitude de relaxar em relação aos detalhes e a forma desorganizada de lidar com as ferramentas está prejudicando o rendimento”. Substitua “você é desorganizado” por “você está tendo uma atitude muito desorganizada”.
3 – Encerre com outro reconhecimento positivo: oriente sobre o futuro e fale de forma otimista sobre as competências e habilidades do indivíduo em produzir a mudança e atingir os resultados.
Para Shinyashiki, é fundamental inserir no meio de dois elogios os pontos de melhoria. “Isso facilita a comunicação para o líder e faz o outro se tornar mais receptivo e atento aos conselhos e direcionamentos transmitidos”, garante o especialista.
Agora é com você. Experimente seguir os conselhos dados e perceba as diferenças.
Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.