De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, de janeiro a junho de 2017 surgiram 902.290 novas organizações de MEIs, do total de 1.142.641 companhias criadas no país no período. Isso representa 10,5% a mais, se comparado ao registo do mesmo primeiro semestre de 2016. Empreender se tornou o sonho de muitos brasileiros, porém nesse processo os desafios e as dificuldades são inúmeros e é preciso ter muita resiliência para alcançar o sucesso.
Segundo Gustavo Mota, CEO da We Do Logos no Rio de Janeiro, para começar um novo negócio é preciso seguir quatro passos. “Primeiro identifique um problema, de preferência grande. Depois vá ao mercado verificar se ele realmente existe e se tem mais pessoas com essa mesma dor. Com isso validado, analise possíveis soluções. Coloque sua criatividade para funcionar e construa um mínimo produto viável (MVP). Com o MVP, faça uma pesquisa de validação de sua solução”, incentiva. Com essas ações, sua chance de êxito, certamente, será maior.
Além disso, o especialista sugere outros passos:
1. Saiba delegar as tarefas: dedique-se a assuntos estratégicos. Repasse atividades operacionais, como atender telefone e organizar o estoque. Descentralize funções importantes e retenha talentos.
2. Tenha sensibilidade para resolver conflitos: seja sempre imparcial e procure a maneira mais justa para solucionar um conflito entre seus colaboradores.
3. Assuma os próprios erros e compartilhe realizações: não há nenhum problema em falhar. Exponha os deslizes e esteja aberto a discutir soluções, isso evitará boatos, desconfianças e distrações.
4. Incentive a comunicação: um bom gestor está atento ao bem-estar da equipe e é sempre uma pessoa disposta a ouvir. Dialogue e valorize as opiniões do grupo, pois elas podem trazer ideias para melhorar vários aspectos no bom funcionamento da organização.
5. Dê feedbacks produtivos: os funcionários precisam saber quão produtivos são e quais passos necessitam dar para se desenvolverem profissionalmente. Seja criterioso e justo na hora de passar a devolutiva.
“Procure sempre agregar incentivos às críticas e adote uma postura parceira ao sinalizar os pontos a melhorar. Compartilhe e comemore as conquistas com a equipe”, finaliza Mota.
E aí, pronto para motivar os liderados?
Veja também: