Os vestibulares realizados na metade do ano estão se aproximando e, segundo especialistas, as ações para garantir a vaga desejada começam bem antes das provas. É preciso estar preparado desde cedo com uma rotina capaz de equilibrar estudos e qualidade de vida para conseguir a tão sonhada aprovação.
O mestre em educação e professor de Física do Curso Positivo, Luis Fernando Cordeiro, e a supervisora pedagógica do Sistema Positivo de Ensino, Ivane Beatriz Pasetti, apontam os principais pontos de atenção nessa fase tão importante da vida.
Faça simulados: eles assemelham-se muito ao conteúdo dos exames. Logo, é bom estar atento aos seus pontos fortes e fracos.
Preocupe-se com a nota de cada disciplina e não apenas com a geral: é preciso equilibro em todas as matérias, principalmente pelo risco, presente em quase todos os testes, de desclassificação ao zerar uma delas.
Valorize as línguas estrangeiras: dedique-se a disciplinas como inglês e espanhol, independentemente de se achar conhecedor o suficiente. Falar bem um idioma não significa se sair bem nas provas.
Lembre das específicas: é comum estudar com toda a força para a primeira fase do vestibular e se esquecer do momento mais exigente. A segunda etapa é, na maioria dos casos, discursiva e pode abordar assuntos incomuns comuns à grade curricular padrão.
Pratique redação e tenha repertório para escrever: somente a prática leva ao bom resultado. Esteja com a leitura em dia, vendo desde livros, até atualidades sociais.
Cuide de si mesmo: é necessário levar a vida como um atleta de alto nível. Comer, dormir e se exercitar adequadamente. As atividades físicas, inclusive, são indicadas para oxigenar o cérebro e manter a saúde em dia. Não é possível utilizar bem a mente, quando se esquece do corpo.
Foque nas técnicas de resolução: só ouvir e deixar de praticar pode ser um erro. É fundamental fazer as questões para memorizar melhor.
Descanse: na noite anterior e até durante o dia, é indicado relaxar. Tocar um instrumento musical e passear com os amigos, pode ser decisivo em um momento de alta pressão.
“Aproveite sua juventude, pois nessa fase a energia e disponibilidade para o estudo será muito maior”, incentiva a especialista em Recursos Humanos do Senai - Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil no Rio de Janeiro, Raquel Gerpe.
Agora é com você. Boa sorte!
Veja também: