Quando é preciso se apresentar em uma reunião ou palestra, muitas pessoas sentem o corpo suar, as mãos tremerem, certa falta de ar e ainda podem ter um “branco”. Você já passou por essa situação? Se sim, fique de olho em nossa matéria e veja algumas dicas de como se sair bem!
Mesmo parecendo ser uma ocasião de total desespero, é possível vencer os obstáculos. “Se você quer sentir-se seguro, passar confiança e credibilidade e conquistar o verdadeiro efeito UAU ao se apresentar, precisa valorizar os seus pontos positivos e melhorar a autoconfiança” conta a psicóloga Gislene Isquierdo.
Falar para uma plateia não é só uma questão de passar uma informação e ser ouvido, mas de encantar as pessoas. Para facilitar, a especialista indica três filmes capazes de auxiliar no processo.
1 - Sociedade dos Poetas Mortos: gravado em 1989 e estrelado pelo astro Robin Williams, conta a história de um professor, o qual, ao chegar na Academia Welton, escola preparatória para garotos, mexe com as estruturas tradicionais do colégio por estimular os jovens. Em diversos momentos, ele pede para os estudantes se movimentarem, seja subindo na mesa ou chegando perto do quadro de fotos de ex-dicentes. Durante uma palestra é importante estimular ação no público.
2 - O Discurso do Rei: de origem britânica, gira em torno das tentativas do rei George VI, da Inglaterra, para superar seu pavor de falar em público e conseguir liderar a nação em um período difícil: a 2ª Guerra Mundial. Na história, até mesmo a gagueira e o maior de todos os medos de se expressar podem ser vencidos com treino e dedicação suficientes.
3 – Steve Jobs: conta com o ator Michael Fassbender como um dos maiores empreendedores da história recente e mostra a vida do homem sempre nos bastidores de suas principais apresentações. Ao longo do filme, o espectador compreende cada vez mais a importância de se preparar. A Apple sempre valorizou as apresentações dos produtos e isso mostra o quanto é importante, não apenas fazer algo de qualidade, mas saber como mostrar seu trabalho para os outros.
“Todos se lembram do primeiro artigo apresentado e da ansiedade ao enfrentar um grupo. Contudo, nos fortalecemos após passar por essas experiências. Portanto, mantenha o controle e siga firme”, recomenda Flávia Galindo, Professora de Marketing da UFRRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Agora é com você. Boa sorte!
Veja também: