O jovem em início de carreira pode optar por algumas opções para conseguir sua primeira colocação no mercado. Caso esteja com dúvidas sobre seu futuro profissional, separamos algumas dicas, nesta matéria, para te ajudar!
Diferentemente do propagado por muitos, o estágio não é um “trabalho”, pois não há vínculo empregatício. O trainee é um funcionário CLT, ou seja, com registro em carteira. A melhor escolha dependerá de quais metas você almeja alcançar, pois as vantagens são variadas.
O estágio, segundo o artigo 1º da Lei 11.788/08, é o “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente corporativo”. Desse modo, é possível se encaixar em quaisquer empresa. “É um enriquecimento nos diversos campos do saber e conhecimento cultural, social e científico com oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, explica Thomé Tavares, docente da Universidade Católica de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Além disso, tal prática pode ou não ser obrigatória e, para estar dentro do perfil, basta ter mais de 16 anos, estar matriculado e frequentando o ensino regular.
Já um trainee é o aluno dos dois últimos anos do ensino superior ou recém-formado. Após um treinamento específico, pode desenvolver atividades técnicas ou até mesmo gerenciais. A média de idade varia entre 22 e 30 anos, pois as organizações preferem candidatos com domínio do conhecimentos recebidos na faculdade. Os programas dessa modalidade podem custar até cinco vezes mais em relação a um de estágio, por conta das exigências serem maiores.
E aí, tirou suas dúvidas? Estamos sempre prontos para te auxiliar!
Conte conosco.
Matérias relacionadas: