O termo, traduzido da língua inglesa como “técnico”, surgiu no século XV e deriva da palavra húngara kocsi, significando "carruagem". Já em 1830, na Inglaterra, foi usado na Universidade de Oxford para designar professores acompanhantes de estudantes durantes os exames finais. Nos dias de hoje, podemos atribuir mais definições. Aprenda com o Nube!
No mercado de trabalho, quem realiza o coaching pode ser definido como “transporte de pessoas de onde estão para onde querem chegar”. Ou seja: é o profissional responsável por auxiliar um cliente a alcançar suas metas e a explorar alternativas não consideradas em momentos difíceis. “Inclui o desenvolvimento de competências e outros atributos pessoais, como relacionamento interpessoal e oratória”, reforça Paulo Scarano, coordenador do curso de Ciências Econômicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie/RJ.
Gostou do tema e pensa em entrar no ramo? O master coach, Homero Reis, deixa cinco características desses profissionais para você descobrir se esse pode ser o seu futuro:
- Ser curioso;
- Gostar de ajudar os outros;
- Ter base ética;
- Identificar-se com os valores das organizações.
Dica do Nube: busque alguns cursos e especializações na Internet a respeito do tema e busque por quem possui experiência, a fim de te orientar nos primeiros passos. Diversifique seu networking e lide com pessoas diferentes!
Boa sorte e sucesso em sua carreira.
Leia mais: