Cursos de teatro oferecem inúmeras possibilidades de conhecimento e formação.
Para muitos o desejo de ser ator é sinônimo de quem não quer construir uma carreira profissional. Porém, esse cenário está sendo modificado, e a visão simplista perde espaço no mercado. O teatro surgiu desde os tempos da Grécia Antiga e significa "lugar onde se vai para ver", já para a literatura é considerado um gênero literário, que também é chamado de "dramático".
Para seguir esta área é possível escolher entre cursos livres ou profissionalizantes. A primeira voltada para quem nunca obteve contato com o teatro, tem duração e metodologia variada de acordo com a escola. Na segunda opção o estudante pode realizar o nível médio profissionalizante ou superior. Nos dois casos os cursos são regulamentados pelos órgãos do governo e possuem a grade de disciplinas básicas.
O nível médio profissionalizante está voltado para as pessoas acima de 16 anos, e que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. A duração varia entre dois ou três anos. |
Após a licenciatura, o profissional pode dar aulas de educação artística e ter um DRT - registro na carteira profissional, junto a Delegacia Regional de Trabalho. Já o bacharel tem formação voltada para a especialização, e após o final do 2º ano em uma das escolas regulamentadas, é possível solicitar o DRT provisório, e ao final do curso, o definitivo.
Antes de iniciar um curso pesquise as principais escolas e assista uma aula, além de obter referências de ex-alunos. Com isso a sua escolha se torna mais precisa, e é possível garantir uma formação de qualidade.