Sua empresa realiza festinhas de confraternização no final do ano? As vezes são jantares formais ou até mesmo um churrasco com pagode e futebol. Nelas, além da tradicional troca de presentes de “amigo secreto”, sempre estão todos os funcionários, gestores e diretores e isso pode causar certo desconforto e saias justas aos participantes. Quer evitar passar por isso? Leia esta matéria do Nube.
Segundo o especialista em estratégias empresariais, Marcos Morita, existem cinco tipos clássicos de grupos: os papa-léguas, os viciados em trabalho, os bem-vindos, os bajuladores e os soltinhos. Saiba identificá-los:
- papa-léguas: não gostam dessas celebrações, dão uma “passadinha” para evitar comentários alheios e sempre dão desculpas para justificar a rapidez;
- viciados em trabalho: não esquecem seus afazeres nem mesmo enquanto comem ou bebem. Costumam se aproveitar do clima informal para resolverem problemas ou cobrar pendências. Por essa razão costumam ser vistos sozinhos, passeando entre as mesas e rodas de conversa;
- bem-vindos: costumam aguardar com ansiedade a festa de confraternização, sugerindo, ajudando e participando ativamente em sua organização;
- bajuladores: o mais famoso e antigo dos grupos representa também os mais estratégicos, identificando seus alvos com precisão. Podem ser vistos ao lado ou ao redor das rodas de diretores, superintendentes ou vice–presidentes;
- soltinhos: com mais álcool e menos juízo, costumam criar situações hilárias ou embaraçosas, as quais servem para compor o mural de fotos ou as lendas das empresas.
Dica do Nube: é impossível agradar a todos, mas prudência, bom senso e profissionalismo devem guiá-lo. Afinal de contas, você não irá querer mais uma dor de cabeça nesse final de ano, não é mesmo?
Curtiu nossa matéria? Não deixe de ler outras notícias em nosso portal, elas estão recheadas de informações para te auxiliar nesse começo de carreira. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.