Quando se trata de gerações e mercado de trabalho, alguns curiosos termos surgem. Você já ouviu falar em workaholic? E worklover, o que seria? A percepção de trabalho poder ser vista de forma distinta por alguns profissionais. Saiba mais com o Nube!
Nascidos entre 1980 e 1995, a Geração Y carrega o comportamento de “amante” do trabalho (worklover), pois para eles, passar muito tempo no serviço “não necessariamente reflete em produtividade”. Pelo contrário! A dedicação excessiva pode ser prejudicial e capaz de criar conflitos na vida pessoal, difíceis de serem revertidos. Nesse estado de espírito se encontram os workaholics.
Vamos ver mais algumas comparações sobre esses perfis?
Workholic:
- O trabalho é fonte de estresse;
- Costuma se queixar do emprego aos finais de semana;
- Não consegue ficar longe do escritório;
- Sente-se inseguro;
- Busca atender às expectativas alheias;
- Trabalha muito para demonstrar capacidade.
Worklover:
- No fim de semana, pensa sobre as expectativas;
- Seu cargo é fonte de satisfações;
- Busca realizações;
- Tenta melhorar sempre, com a finalidade de atender suas expectativas pessoais.
@Zé Junior, seguidor do Nube no Facebook, aprofunda sua interpretação: “O sufixo "holic" é sempre usado para pessoas viciadas em algo e essa dependência pode ser psicológica e até mesmo química (como no caso dos playaholics). Já o worklover seria para mim quem ama o que faz, porém desempenha a sua função num ritmo que não afete a sua saúde”.
E aí, conhece pessoas assim? Você se enquadra em algum dos casos?
Participe de nossas matérias, queremos ouvir sua opinião!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.