Durante uma entrevista, muitos se preocupam com a imagem e o conteúdo a ser apresentado para os recrutadores. Entretanto, um componente fundamental é deixado de lado: a preocupação com os gestos. Quer saber por quê? Acompanhe com o Nube!
O corpo fala. Isso mesmo, em uma conversa, ele é responsável por passar 55% do entendimento, enquanto a fala fica com apenas 7% da responsabilidade. Os selecionadores, cientes dessa informação, ficam de olho e observam os mínimos detalhes.
“A comunicação se caracteriza por um conjunto de elementos, entre eles, o gestual”, explica Yolanda Brandão, coordenadora de treinamentos externos do Nube. Segundo ela, a audição não é apenas o único recurso utilizado, mas também a visão, tato, olfato e até mesmo o paladar.
Por conta disso, ao transmitirmos uma mensagem, não fazemos apenas com as palavras escolhidas, mas também pelo nosso tom de voz, postura corporal e expressões faciais. “Os sinais emitidos, são espontâneos e refletem o estado emocional da pessoa. Porém, é possível controlá-los”, assegura a especialista.
Ou seja, se você é capaz de perceber qual situação te deixa nervoso e causa, por exemplo, tremor nas mãos e na fala, fica mais fácil se concentrar para conter o impulso. “Para isso, é necessário uma dose extra de Inteligência Emocional, ou seja, autoconhecimento, paciência e treino”, indica Yolanda.
Em um processo seletivo, é importante ser natural e agir com bom-senso. Contudo, existem algumas dicas capazes de otimizar os resultados:
- Olhar vago: se policie e tente manter os olhos no ouvinte;
- Aperto de mão frouxo: ao cumprimentar o entrevistador, faça de forma firme, mas na medida. Ou seja, não deve doer;
- Ombros curvados: cuide de sua postura. Esporte e RPG (reeducação postural global) podem ajudar.
Pronto para colocar os ensinamentos em prática? Conte sempre com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.