Você já ouviu falar em comunicação assistiva? Com certeza, muita gente desconhece essa profissão. Quem estuda a área está apto a interpretar e traduzir a Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada por deficientes auditivos e o alfabeto braile, usado por deficientes visuais. Conheça mais sobre essa graduação!
Quem nunca ficou curioso ao passar os dedos sobre aqueles pontinhos, característica do braile? Para compreender o conteúdo, é necessário conhecer o alfabeto e a datilografia, além de dominar os recursos de informática desenvolvidos para deficientes visuais, como sintetizadores de voz.
Atualmente, cresce a preocupação com a inclusão digital de pessoas com deficiência, aumentando a procura por tecnólogos. Após a regulamentação da profissão, em setembro de 2010, a busca é ainda maior. O intérprete é mais requisitado em escolas, universidades particulares, eventos, palestras, etc. Já o brailista é fundamental em agências de publicidade, para dar consultoria, além de editoras e instituições educacionais”, explica Denise Queiroz Novaes, coordenadora do curso tecnológico em Comunicação Assistiva da PUC.
O salário inicial é de R$ 1.400,00, segundo a Associação de Intérpretes da Língua de Sinais Brasileira. Os cursos preparatórios ensinam o alfabeto e passam conhecimentos sobre os softwares especiais para deficientes visuais e os equipamentos utilizados em datilografia. O aluno estuda também fundamentos da linguística e as implicações sociopsicolinguísticas da surdez sobre a comunidade, cultura e identidade surda. A entonação de voz é treinada, juntamente com a postura e expressão corporal para TV e salas de aula ou auditórios. O estágio é obrigatório e o curso possui duração de dois anos e meio.
Em nossa Fan Page, @Katia Cilene demonstrou muito interesse no aprendizado: “Seria capaz de me comunicar com mais pessoas e poderia colaborar na igreja onde frequento”. Já para @Cá Fonseca, seria bacana por “ser uma forma a mais de comunicação e por abrir todos os tipos de oportunidade”. E complementa, ansiosa: “Onde me matriculo?”.
Gostou da sugestão da semana? Caso ainda não tenha se encontrado, faça uma busca por carreiras em nosso portal. Já abordamos sobre os mais variados ramos e temos certeza: algum será de seu agrado!
Conte com o Nube para seu sucesso!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.