Você se identifica com quem só consegue pensar em trabalho? Isso não só quer dizer ter muitas atividades para realizar, mas também manter-se ocupado com elas pela manhã, tarde e noite. Consequentemente, acaba levando tarefas para casa, checando e-mails durante o noticiário e realizando ligações enquanto a família tenta estabelecer algum tipo de conversa. Já viu alguma dessas situações acontecerem?
As pessoas cujos perfis se encaixam nas descrições acima são conhecidas como workaholics. O termo, em inglês, designa quem é viciado em trabalhar. Isso mesmo! São indivíduos com dificuldade de se desvencilharem de seus afazeres profissionais e separarem tempo para a vida pessoal.
O avanço da tecnologia vem contribuindo para aumentar a incidência desses casos. Ferramentas como notebooks, celulares e tablets estão em todos os lugares e fazem qualquer um permanecer conectado durante quase 24 horas por dia. Por um lado, os colaboradores ficam mais acessíveis às empresas para resolver problemas imprevistos. Por outro, são frequentemente requisitados fora do horário de suas jornadas.
Valdessara Bertolino, da Faculdade Anhanguera de Osasco - SP, afirma não ser para ela um fenômeno novo. No entanto, ela justifica sua maior recorrência atualmente “pela alta competitividade, vaidade, ambição, necessidade de sobrevivência ou ainda por alguma sensação de precisar provar algo a alguém ou a si mesmo”.
E você, como se classifica? Fique atento e mantenha a postura de alguém com quem seu gestor pode contar em qualquer ocasião. Afinal, emergências acontecem! Apenas lembre-se de não prejudicar com muita frequência seus momentos de lazer e descanso, pois eles são importantes até mesmo para a sua saúde!
E aí? Já sabe como não ser um workaholic?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.