Pela primeira vez no Brasil, a população negra ultrapassa a branca. Você leva em conta a cor, para definir as suas amizades? Todo tipo de preconceito representa um mal a ser combatido. Leia mais na matéria do Nube e preze pela consciência racial.
O número de pessoas auto-intituladas negras no Censo 2010 ultrapassou a população branca, apontou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no estudo “Dinâmica Demográfica da População Negra Brasileira”. De acordo com a organização, a diferença se deu na última década, a partir de um crescimento de 2,5% dos negros ou pardos, totalizando 97 milhões de brasileiros, sendo 91 milhões brancos.
Entre as razões para a mudança no quadro, encontram-se a segurança em assumir a cor, a vigilância e aplicação da lei em punir discriminações e uma tendência da sociedade em nivelar os direitos. De acordo com a psicóloga Maria Helena Coelho, a mídia também tem papel fundamental no processo de aceitação social. “Quando as novelas selecionam negros para papéis de protagonista, facilitam na igualdade perante o olhar do telespectador, hoje representado pela grande massa”, explica Maria Helena.
Independente o tom da pele, a sociedade deve respeitar o ser humano, tanto nos relacionamentos interpessoais, quanto no momento de se definir estágios, empregos e demais atividades corporativas. Para o superintendente do Nube, Alberto Cavalheiro, o importante é a qualidade demonstrada em processos seletivos e não características raciais: “em entrevistas ou dinâmicas, o candidato deve se preocupar quanto às suas virtudes e também com o marketing pessoal. Se vestir bem e de forma elegante é fundamental, mas comparar candidatos por serem negros ou brancos é uma atitude criminosa e digna de repreensão”, enfatiza Cavalheiro.
Está de acordo com a matéria? Então passe a ideia para frente e reforce a luta contra a discriminação. Boa sorte em sua carreira e conte sempre com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.