Com a aproximação do ano letivo, dúvidas surgem para quem está em busca de um curso de inglês. Perguntas como ‘quais são os tipos existentes?’, ‘tem algum mais indicado para cada idade?’ e ‘qual fator observar para fazer a melhor escolha?’ são algumas das mais frequentes durante a pesquisa de escolas e centros de idiomas.
Para facilitar a busca, Alberto Costa, senior assessment manager da Cambridge English no Brasil, listou algumas dicas capazes de orientar a procura. Veja abaixo e pondere a alternativa mais adequada ao seu perfil:
Formato, tempo e idade
- De forma geral, programas bilíngues oferecem mais tempo de exposição ao idioma, refletem o conteúdo curricular de outras disciplinas e tem a língua inglesa como meio de comunicação (e não como foco da aula).
- Já os mais tradicionais têm uma proposta clara e objetiva: ensinar em diferentes níveis. Eles seguem abordagens metodológicas e são ambientados em espaços temáticos.
- Há também as versões on-line, com plataformas tecnológicas, mas é preciso disciplina redobrada do aluno.
Informação
- No momento das visitas aos espaços é muito importante checar quais são os requisitos mínimos do programa. Isso é, se há ou não material didático, como se dá o sistema de avaliação, com qual frequência os resultados são disponibilizados, quais outros itens de apoio são utilizados, como dicionário e caderno de exercícios.
- Outro ponto essencial é analisar a formação mínima exigida dos professores. É recomendável dar preferência para quem possui certificação internacional de proficiência.
Como avaliar se a escolha foi a mais adequada?
- Avalie seu progresso, observando: você nota uma melhoria? Consegue aplicar no dia a dia? Sabe fazer perguntas em inglês para situações corriqueiras? Sente-se confortável em sala para se expressar, cometer erros e receber feedback?
Lembre-se de dar o melhor de si, pois sua carreira será muito impactada com o conhecimento. Para o Prof. Msc. de Língua e Literatura Inglesas no UGB – Centro Universitário Geraldo di Biasi, no Rio de Janeiro, Paulo Lúcio Scheffer Lima, “dominar esse tipo de sabedoria significa uma empregabilidade maior, pois cada vez mais empresas locais buscam o mercado internacional”, explica. Portanto, utilize as dicas acima para eleger a melhor oportunidade de aprendizado e saia na frente dos demais candidatos.
Good luck (boa sorte)!
Veja também: