Quais profissões mais pessoas buscaram vagas em 2016? Para responder a essa pergunta, o portal Jobatus realizou uma pesquisa com diversos candidatos. Descubra quais segmentos tiveram destaque e veja se você entrou no índice de procura.
De acordo com o relatório, há seis meses consecutivos, engenheiros ocupam o topo da lista no Brasil, representando um total de 65.151 buscas. Postos para o ramo civil 33.759 (2ª posição no ranking), elétrico 8.694 (10ª) e mecânico 6.888 (15ª) estão entre os 20 mais acessados. Segundo Willcker Braga, Country Manager da Jobatus Brasil, no mesmo período, o número de ofertas para o setor reduziu em 42% na web.
Fora isso, os campos de marketing, comercial e até mesmo empregos para as Olimpíadas também movimentaram a Internet e se destacaram. A área administrativa ocupou o quarto lugar, seguido de profissionais interessados em logística e na função de recepcionista. Oportunidade para gerente foi as 7ª mais buscada, já supervisor foi a 20ª.
Segundo Lurdes Domingos, professora da UVA – Universidade Veiga Almeida no Rio de Janeiro, na realidade, alguns setores da economia despontam com maior crescimento e contratações, apesar da crise. Todavia, a recessão é uma ótima chance de investir no novo e encontrar outras possibilidades de atuação.
E você, está de olho em qual carreira?
Veja também: