Ruídos de comunicação são, em muitas organizações, o principal motivo para diversos problemas ao decorrer do processo produtivo. Por isso, líderes e colaboradores devem estar alinhados e “falando a mesma língua”. Pensando nisso, listamos algumas dicas.
Uma das formas de desenvolver habilidades comunicativas é se inspirar em profissionais bem-sucedidos. Nas revistas de negócios, em entrevistas e em palestras, gestores de diferentes segmentos costumam compartilhar seus hábitos para ter uma comunicação mais efetiva e capaz de impactar positivamente a gestão do negócio.
Contudo, de fato, quais os passos para ter sucesso? A consultora, coaching empresarial e professora Vivian Rio Stella destaca quatro boas práticas:
- Criar rotinas de comunicação: é importante estar presente e conduzir objetivamente as reuniões, dar feedbacks com frequência, almoçar ou tomar café com a equipe, criar momentos para reconhecer as conquistas ou para realinhar expectativas.
- Delegar de forma clara: é preciso evidenciar o objetivo da tarefa, o(s) responsável(is), o prazo, o processo/a norma/ o passo a passo. Se o liderado já domina o modo de executar, alinhar expectativas com ele é essencial para a execução correta. E lembre-se: a depender do contexto, mandar um e-mail ou informar a ação em reunião pode não ser delegar, mas sim transferir responsabilidade.
- Aproveitar a variedade de canais de comunicação: estar próximo fisicamente das pessoas e ver a reação delas à sua fala pode ser muito eficaz quando o assunto é mais delicado e polêmico, mas pode ser perda de tempo quando o tema é corriqueiro e as pessoas o receberão com naturalidade. Saber lidar com os diferentes meios é essencial.
- Objetividade: concisão e clareza são qualidades altamente valorizadas, por isso é fundamental definir o foco e falar tópicos relevantes aos interlocutores. Exagerar em detalhes, ser técnico demais ou genérico em excesso são falhas comuns.
Para Gabriel Paulino, gerente-executivo da ATN Capital, no Rio de Janeiro, “postura e comunicação adequada são essenciais para se destacar no mercado de trabalho”. Portanto, siga os passos acima e sinta a diferença na relação com os colegas de equipe.
Boa sorte!
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