Estamos a menos de um mês para os novos exames do Enem. E para quem vai participar, o frio na barriga só cresce no decorrer das horas. Descubra algumas dicas e direcione seus estudos para se dar bem nos dias 5 e 6 de novembro!
Para se manterem informados, os candidatos precisam buscar diversas fontes de conhecimento, como matérias televisivas, sites e jornais. As questões sociais também devem estar na ponta da língua! “Nas últimas provas do Enem, independentemente do país abordado, o enfoque está sempre ligado a questões como direitos humanos, empoderamento, preconceito racial e de gênero”, indica o professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves.
Ressaltamos, em uma lista, alguns temas capazes de ajudar durante os estudos:
1 – Zika Vírus, informe-se sobre: como ocorre o contágio, quais os sintomas e regiões do país mais afetados pela doença transmitida por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti. Além disso, você deve associá-la ao surto de microcefalia. O mesmo mosquito transmite os vírus da dengue e da febre Chikungunya.
2 - Meio ambiente/Tragédia em Mariana: a tragédia no Rio Doce, em Mariana (MG), é reconhecida como o maior acidente da história, pelo volume despejado das barragens de rejeitos de mineração e seu envolvimento com a Samarco. Tudo isso, pode ser requisitado ao candidato, como as mais de 50 mil toneladas de lama tóxica e seus efeitos fatais em plantas, animais e o caminho percorrido.
3 – Empoderamento: qualquer ação capaz de permitir o acesso de direitos a grupos, comunidades e pessoas, pode ser tratado pela sua importância ou em assuntos elencados a questões raciais, de gênero ou grupos homoafetivos.
4 – Eleições americanas: a movimentação política da população americana e a disputa entre o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton são temas em alta! Não se esqueça de dar uma revisada.
5 – Terrorismo: as ações terroristas estão ligadas ao grupo Estado Islâmico (EI). Quais os motivos dos ataques? Como funcionam as táticas de recrutamento? Como são realizados?
6 – Crise de refugiados: iniciada em 2015, na Europa, quais são os consequentes problemas de ordem política e humanitária causados pelo deslocamento de mais de 350 mil muçulmanos, principalmente da Síria e Líbia, aos países europeus.
"Quem deixa para a última hora, perde a oportunidade de se aprofundar em conteúdos e isso impacta também na possibilidade de escolha de universidade. Logo, quanto mais preparo, melhor!”, aponta Marcelo Guedes, coordenador do curso de Administração da ESPM Rio.
Deixe a preguiça de lado e faça revisões! O Nube acredita em seu potencial!
Leia mais:
Inglês e a comunicação oral
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.De pouco vale o profissional sem ética. Conheça mais sobre o assunto nesta matéria do Nube.