Em qualquer lugar do Brasil, encontramos termos em outras nacionalidades e às vezes, nem nos damos conta como somos influenciados por diferentes dialetos. O Nube vai mostrar nesta matéria motivos para você querer ir além do bom e velho português.
Basta fazer uma simples busca por vagas de estágio ou de emprego para notar como o inglês passou a ser um pré-requisito. Hoje, na opinião de Cristiane Costa, coordenadora do curso de Jornalismo da ECO-UFRJ, o chinês é considerado um diferencial. Acompanhe algumas razões para investir em outra língua:
- Fugir de apuros: procure ter noções mínimas do vocabulário, verificando expressões usadas em lugares públicos, por seus convidados ou clientes. Afinal, nem sempre o “jeitinho” brasileiro funciona muito bem.
- Participar de intercâmbios: algumas instituições brasileiras e empresas oferecem intercâmbio levando seus alunos e funcionários para cursos exclusivos de aperfeiçoamento fora do país. No entanto, se o aluno não tem a proficiência em inglês, por exemplo, dificilmente conseguirá uma vaga em uma universidade internacional.
- Obter sucesso profissional: para alcançar esse objetivo é preciso competência e qualificações capazes de alavancar a carreira. Para se obter uma vaga de gerência ou diretoria, é necessário ser capaz de realizar reuniões e conference calls de qualquer lugar do mundo, além de redigir relatórios e e-mails.
Você está preparado?
Leia mais: