Você é gestor e precisa elevar a produtividade da equipe? Fique calmo, a tarefa não é das mais simples, porém com algumas dicas tudo se torna mais fácil. Leia nossa matéria e veja como agir para alcançar os resultados.
Algumas reclamações são bem comuns dentro das empresas. Muitos líderes contestam as dificuldades de rendimento e os profissionais, por sua vez, se queixam de trabalhar em um local onde as tarefas sempre aparecem de última hora e são urgentes.
Para Christian Barbosa, especialista em administração de tempo, é preciso aprender a olhar para a base dos acontecimentos diários, pois só assim será possível ter um nível superior de performance. Para quem sofre com essa questão, ele aponta cinco estratégias capazes de ajudar:
1 - Clareza nos objetivos: a primeira grande ação para melhorar o desenvolvimento do time é essa. Quem não sabe por qual caminho seguir se perde, principalmente, nas prioridades. É preciso entender claramente quais funções devem ser feitas, por exemplo, qual é a entrega do dia, mês, semana ou até mesmo semestre.
2 - Indicadores: as corporações criam objetivos, comunicam o grupo e depois não dão nenhum tipo de retorno em relação ao trabalho. Isso é um erro! Deixe todos saberem sobre os resultados.
3 - Ferramenta de gestão: busque um sistema para auxiliar no controle das tarefas, o qual seja capaz de ajudar a delegá-las de forma mais eficiente. Ferramentas como o Neotriad, por exemplo, viabilizam a organização e isso permite a discussão de urgências reais.
4 - Padrões de comunicação: siga uma mesma linha, seja para delegar funções internamente, para comunicar mudanças no projeto ou acionar os colaboradores.
5 - Estratégia para envolver os funcionários: ajude os liderados a aprenderem com os erros e parabenize-os pelos acertos. As pessoas gostam de feedback.
Com as dicas em mãos, lembre-se: “não melhoramos a performance de uma equipe apenas com mudanças na empresa, só temos condições de fazer diferente quando ajudamos os indivíduos a serem mais produtivos em sua rotina”, ressalta Barbosa.
No mais, “ofereça sempre um plano de carreira estruturado e valorize ao máximo seus profissionais, pois isso sim faz a diferença!”, garante Luciana Machado, responsável pelo departamento de Fator Humano na Transvip, no Rio de Janeiro.
Boa sorte!