A vida toda cometemos erros e deslizes, tanto quanto somos capazes de fazer coisas boas e benéficas. Contudo, mesmo passando por diversas situações, a maioria de nós ainda tem grande dificuldade para ressaltar seus pontos fortes e de melhoria.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Censuswide, 45% dos entrevistados prefere comentar do sucesso do colega, em vez de ressaltar as suas próprias conquistas. Segundo Miriam Rodrigues, Coordenadora da Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie no Rio de Janeiro, isso reflete falta de autoconhecimento, fator fundamental para as pessoas, seja no plano profissional ou pessoal.
“Se não refletimos sobre nossas qualidades e pontos fracos, sobre quem somos, de quais itens gostamos, quais objetivos queremos alcançar e quais realizamos, fica muito difícil, por exemplo, em um processo seletivo ou em uma avaliação de desempenho, transmitir essas informações para alguém”, comenta a professora.
Ainda segundo a especialista, neste mundo de mudanças tão rápidas, a consciência de nossas competências e dos gaps a serem superados são os maiores responsáveis por nos fazer buscar o aperfeiçoamento. “Somente assim, nos tornarmos competitivos e com a empregabilidade alinhada às necessidades do mercado”, garante.
E você, sabe citar suas principais características?
Leia mais:
Saiba se comunicar e seja líder!