A habilidade de falar em público é, de longe, uma das mais importantes na vida profissional de uma pessoa. Conseguir passar as informações de forma correta, saber defender seus pontos em uma reunião e apresentar propostas para a equipe é essencial para o sucesso e crescimento. Pensando nisso, listamos quatro erros clássicos nesses momentos. Leia e evite-os!
Seja qual for o seu cargo dentro de uma organização, apresentações sempre farão parte de sua rotina. Contudo, nem sempre o resultado é satisfatório - seja para quem ouve ou para quem fala. Para não fazer feio diante de chefes, clientes, equipes e espectadores em geral, a linguista e pesquisadora Vivian Rio Stella, diretora da VRS Cursos, revela os quatro principais erros da comunicação em público e como escapar deles.
1. Não planejar adequadamente: na correria do dia a dia, muitos profissionais elaboram o material – e se preparam – quase aos 44 minutos do segundo tempo. Deixam tudo para a última hora, excedendo na quantidade de dados e comprometendo a performance. Por isso, é recomendável reservar um tempo na agenda para preparar o script, os slides e treinar.
2. Começar de forma pouco confiante: o orador deve soar confiante, crível e preparado. Em uma introdução adequada é preciso se apresentar brevemente (caso a plateia não o conheça) e explicitar o objetivo da apresentação (conceitos; discutir rumos do projeto; esclarecer políticas da área etc), ressaltando a relevância do tema para os ouvintes.
3. Concluir de maneira abrupta: é comum ouvir frases como “era só isso”, “há mais slides mas o tempo acabou” ou “alguém tem alguma pergunta?” como formas de concluir a mensagem. Porém, um fechamento efetivo requer outro tipo de término. Para isso, resuma os três principais tópicos já expostos e reforce a mensagem principal da apresentação. A partir daí, o profissional pode abrir espaço para perguntas e deixar seu contato.
4. Não se aperceber do não verbal: ombros para baixo, expressão séria demais, voz baixa ou muito alta, falta de ênfase em palavras-chave, excesso de movimentação e gestos extremamente amplos denotam falta de conexão com a mensagem falada e são algumas das principais falhas cometidas por profissionais ao falar em público. É importante desenvolver a autopercepção e a habilidade de usar o corpo a favor da mensagem. De forma geral, para passar credibilidade, a recomendação é posicionar-se de frente para a plateia, com o corpo reto (evite ombros caídos) e os pés ligeiramente separados (garante o equilíbrio corporal).
Além disso, “é imprescindível ter postura e comunicação adequada, desejo de inovar, ética com a equipe, entusiasmo em querer aprender, buscar sempre o melhor relacionamento e ter habilidades sociais”, garante Gabriel Paulino, Gerente Executivo na ATN Capital, no Rio de Janeiro.
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Boa sorte.
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