O mercado de trabalho, a cada dia, fica mais concorrido e competitivo e a tendência é de a situação ficar ainda mais acirrada. Com tamanha concorrência, iniciar um estágio não é tarefa fácil e muitos acabam postergando o início da busca por uma oportunidade. Todavia, isso está correto? Descubra!
Hoje, para se ter uma ideia, segundo dados do último censo Inep/MEC, no Brasil existem mais de 9,3 milhões de matriculados no ensino médio e técnico. Já no nível superior são cerca de 7,3 milhões. Além disso, têm também os estudantes de pós-graduação, somando mais de 203 mil alunos. No total, mais de 16,8 milhões de jovens em todo o país estão aptos a estagiar e com chances de ingressar no mercado.
Diante dessa realidade, quanto mais cedo o jovem buscar a tão sonhada vaga no mundo corporativo, mais chances terá de desenvolver competências técnicas e comportamentais essenciais para sua evolução. “Não se pode pensar na construção de um profissional, sem a realização de um estágio. Essa atividade é o esforço mínimo pelo qual o estudante deve passar para promover sua integração ao mundo do trabalho e sua futura profissão”, explica Ester Chapiro, psicopedagoga do Colégio Padre Antônio Vieira, no Rio de Janeiro.
Dessa forma, de acordo com os recrutadores, a busca por uma vaga deve começar a partir do 2º ou 3º semestre da universidade. Afinal, esse é um período no qual já foi possível conhecer sobre as áreas oferecidas pelo curso e isso permite, até mesmo, optar por determinada função/segmento dentro de uma empresa.
Para quem tem dúvidas sobre quais atitudes adotar para conquistar um estágio, algumas dicas são importantes. O primeiro passo é se cadastrar em sites de agentes de integração, como o Nube, cuja inscrição é gratuita. Somente visualizando as oportunidades e participando de processos seletivos, se tornarão reais as chances de ser aprovado!
Nas dinâmicas de grupo, utilize o português correto, capriche na apresentação pessoal e adquira postura firme e positiva! Utilize uma vestimenta apropriada para a ocasião, como ternos marrons e pretos, roupas sem decote e acessórios discretos.
Independentemente de sua área de atuação busque por uma vaga correlata com seu perfil e lembre-se: quem se adiantar, certamente, estará na frente!
Boa sorte!
Leia mais:
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+ e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.