Você já ouviu falar em “carta de referência”? Imagine, a princípio, a seguinte situação: você está concorrendo a uma oportunidade para ingressar em uma empresa. Com seu currículo em mãos, ele pega o telefone e disca para a sua empresa anterior. Seu ex-gestor é questionado sobre sua conduta e competências. Veja com o Nube um pouco mais sobre essa indicação!
Em meio a tantas oportunidades, por vezes os colaboradores acabam se interessando por vagas fora de sua atual organização e é comum alguns candidatos não terem avisado na empresa onde trabalham o fato de estarem buscando outras chances de carreira. Porém, isso pode queimar seu filme! Sendo assim, vale deixar seu gestor a par de suas intenções.
Contudo, caso esteja na posição de “informante” e precise detalhar o comportamento de seu colega, explique motivos e os exemplifique com situações reais. “Em todos os casos, é melhor ter uma atitude transparente”, afirma Eva Buscoff, coordenadora de treinamento do Nube. Caso tenha sido procurado, provavelmente você é uma pessoa de confiança. Embora seja grande a responsabilidade, é também comum ter mais de um colega como indicação para essa tarefa. Essa ligação é como um sistema de checagem do conteúdo dito e observado na entrevista, sendo mais uma etapa do processo seletivo.
Vale lembrar: ao falar sobre alguém, sua reputação profissional também está em jogo! Não minta sobre alguém e evite exagerar nas qualidades, mesmo sendo um bom amigo. Busque deixar as emoções de lado e atenha-se aos fatos.
Quando se está buscando uma vaga e saiu de portar abertas do cargo anterior, há quem prefira já solicitar para o ex-líder um documento para apresentar nas etapas finais de um processo de seleção. É a chamada “carta de referência”. “É importante investir em seus conhecimentos e aprendizado, pois em qualquer empresa, durante o estágio, é possível colocar em prática o conteúdo adquirido em sala de aula”, comenta Caroline Nogueira, professora universitária da Rede Ensinar.Me, no Rio de Janeiro.
Agora você já sabe como se portar nessa ocasião. Em caso de dúvidas, estamos prontos para auxiliá-lo!
Leia mais:
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.