Autoconfiança é uma palavra usada para designar pessoas seguras, bem resolvidas e firmes em suas próprias decisões. Quem possui essas características tem muito mais poder de convencimento, credibilidade e passa muito mais firmeza em relação a quem está com a segurança em si mesma abalada.
No contexto da entrevista, passar confiança é fundamental e pode ser treinada dia após dia, além de ser um atributo muito importante e muito buscado pelas empresas. Os recrutadores têm observado muito este perfil. Muitos candidatos excelentes estão sendo eliminados justamente devido a falta de amadurecimento humano.
A falta de convicção tende a tornar as pessoas mais tímidas, acanhadas, propensas a falhas, com preocupações exageradas. Mas tudo isso pode ser melhorado e pensando nisso, a seguir estão alguns exercícios simples:
Aceite seus erros: ao assumir seus equívocos, seus colegas de equipe passarão a acreditar mais em você, pois será mais transparente. Errar é humano, e é uma excelente oportunidade para aprender e tirar valiosas lições.
Conheça você mesmo: elabore uma lista por escrito das suas qualidades e defeitos. Leia com atenção e enumere algumas coisas com as quais você está insatisfeito. Os avaliadores valorizam muito quem toma atitudes verdadeiras para melhorar seus pontos fracos.
Estude a empresa: além de prover informações capazes de serem usadas no momento da conversa com o gestor, explorar bem a vaga e a companhia para a qual você se candidata pode evitar falsas esperanças ou até mesmo decepções. Portanto, realize uma boa pesquisa, referências e notícias.
Produza uma lista de perguntas e respostas: liste todas as perguntas prováveis de aparecer e principalmente aquelas com mais dificuldade em formular respostas.
Lembre-se: você não precisa decorar nada, mas é importante organizar o seu raciocínio, preparar melhor uma linha de pensamento para poder se expor com mais clareza no momento certo.
Para se inserir no mercado de trabalho, a melhor maneira é por meio do estágio, o qual permite ao jovem uma adaptação natural a rotina empresarial. “Além de ter o primeiro contato com o mundo corporativo, o estudante vivenciará na prática e de forma mais objetiva o conteúdo aprendido na faculdade, poderá ratificar a sua identificação com a escolha profissional, bem como ter a oportunidade de ser efetivado em seu primeiro emprego”, comenta Raquel Gerpe, especialista de RH do Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro.
Agora mão a obra e conte conosco para ter sucesso em sua carreira!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.