O inglês é universal e cada vez mais exigido em nossa vida. Tudo começou com a famosa globalização, até chegar recentemente na tão amada por uns e odiada por outros, “Copa do Mundo no Brasil”. Tudo isso fez a demanda de profissionais bilíngues aumentasse no mercado. Porém, muitos ainda insistem em ter apenas o “básico”. Se este for o seu caso, preste atenção nesta matéria.
Muitas vezes dentro do processo seletivo, o entrevistador começa a falar em outra língua e, automaticamente, o candidato deverá “virar a chave” para continuar a conversa. Essa prática é muito comum em grandes empresas, como Facebook, Google, Linkedin, dentre outras potências as quais muitas pessoas buscam quando iniciam sua vida profissional ou quando querem dar uma guinada em suas carreiras.
Caso você tenha tempo e disponibilidade, a vivência em outro país trará uma melhor prática e assimilação. Porém, nenhuma delas será eficiente se não vier acompanhada de vontade e dedicação. Mas, ainda há uma opção barata e muito útil: a Internet. Veja alguns sites capazes de te ajudar:
Livemocha: é uma comunidade colaborativa onde você pode tanto ensinar como aprender por meio de lições de escrita, escuta e fala. Nativos poderão te auxiliar dando notas e dicas de pronúncia e texto.
Busuu: possui recursos de gravação, vocabulário, gramática, dentre outros.
Duolingo: tem versões para dispositivos móveis como Android, IOS e Windows phone, fazendo você ser capaz de estudar quando tiver tempo, e ainda compartilhar o conteúdo visto.
Agora, se você já tem algum conhecimento e quer aprimorar, o English Lessons 4U é o seu canal no Youtube. Nele, além de entender de forma mais fácil algumas coisas, traz o humor em seus vídeos, deixando a experiência mais leve.
“A importância de assimilar outras línguas está implicada na possibilidade de ampliação do universo do sujeito, o qual passa a ter ferramentas para apropriar-se de outros saberes relacionados a sociedade, economia, política, produção artística, literatura, ou seja, garante o fortalecimento cultural e rompe com fronteiras”, diz Antonio Carlos da Silva, professor do curso de Letras e Mestrado do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, no Rio de Janeiro (Unian).
Opções não faltam para você se preparar para o mercado e para a vida. Mas, a peça principal é você! Organize-se e pratique o quanto for necessário. Mãos a obra e enjoy this article!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.