Quem se dá melhor no ambiente corporativo: os homens ou as mulheres? Depende! Para quem você perguntou? As opiniões diferem e muito. Geralmente, cada um "puxa a sardinha" para o seu lado. Pelo menos, esse foi o resultado de um levantamento realizado recentemente. Ficou curioso? Saiba tudo nesta matéria!
A Bain&Company, uma empresa de consultoria global, realizou uma pesquisa um tanto quanto diferente sobre "quais atributos de liderança são mais valorizados pelas corporações". Detalhe: ela pediu para executivos se autoavaliarem a respeito de diferentes competências! O estudo destacou apenas o percentual das respostas recebendo notas 9 ou 10. Vejam os números:
Opinião dos homens sobre eles x Opinião das mulheres sobre elas:
- Encoraja o trabalho em equipe (24% x 27%)
- Soluciona problemas (25% x 19%)
- Influencia a equipe (30% x 22%)
- Inspira (22% x 19%)
- Delega (22% x 15%)
Como foi possível perceber, os moços se consideram superior em quatro quesitos, perdendo apenas no primeiro exemplo. Para a Coordenadora de Treinamento do Nube, Yolanda Brandão, a explicação é histórica.
"O século XX foi muito importante na mudança do papel feminino no mercado produtivo, logo alterando suas relações sociais, afetivas e familiares. Só para se ter uma ideia: somente em 2013, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), elas passaram a ocupar 50% do mercado na América Latina e Caribe", comentou.
Para a especialista, nesse sentido, há diferenças entre gêneros no exercício do líder. "Há mais tempo, o sexo masculino ocupa altos cargos, é confiante e se sente confortável nesse papel. Logo se avalia e atribui maiores notas. As moças assumiram essa responsabilidade recentemente e estão conquistando seu espaço ", compara Yolanda.
Independentemente de ser homem ou mulher, o importante é ter confiança nas suas qualidades, ficar atento aos pontos de melhoria e se dedicar muito, sempre com humildade. Ter preconceito com colegas de trabalho, seja pela origem, raça, sexo, orientação sexual, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, está fora de cogitação!
Falando nisso, qual nota daria para você mesmo nos quesitos acima, de 0 a 10?
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.