Quem nunca assistiu um telejornal onde a “mulher do tempo” anunciava o clima do dia seguinte? Ou mesmo acompanhou em jornais e aplicativos se precisaria levar guarda-chuva ou casaco ao sair? Pois é, essas previsões são tarefas do meteorologista. Saiba mais sobre suas funções e veja se possui interesse na carreira!
Seu objetivo é compreender processos físicos e químicos nas mais variadas escalas temporais, desde a turbulência local até a circulação oceânica. Ele atua na investigação, na pesquisa e avaliação de condições atmosféricas. Os estudos possuem foco nos ventos, na chuva, temperatura e umidade do ar, para entender e prever o tempo nas diversas regiões do planeta.
Além disso, é sua função interpretar gráficos, imagens, satélites e radares, utilizando mapas e programas de computador. O trabalho desse especialista é fundamental para o setor rural, pois o agricultor depende das condições climáticas para definir a época do plantio e colheita.
Veja algumas situações onde é possível aplicar seus conhecimentos:
- Agrometeorologia: Elaborar boletins do tempo para empresas e produtores rurais, definindo a época mais adequada para o plantio.
- Área operacional: Estudar as condições climáticas para orientar o tráfego aéreo e marítimo.
- Biometeorologia: Pesquisar a relação entre a vida animal e vegetal na atmosfera, reduzindo alterações climáticas, como o efeito estufa e o aquecimento global, incluindo relações com doenças.
- Climatologia: Analisar imagens de satélites e construir modelos numéricos em computadores para determinar as condições de tempo e prever o clima.
- Hidrometeorologia: Analisa rios e águas de chuva para prevenir enchentes.
- Instrumentação meteorológica e ambiental: Projetar, construir e operar equipamentos para as previsões.
- Meteorologia ambiental: Verifica a poluição atmosférica, onde os agentes se concentram e dispersam;
- Previsão do tempo: Oferece boletins para programas de rádio e TV, websites ou presta assessoria para empresas de turismo e construção civil.
- Radiometeorologia: Estuda influências na área de telecomunicações para evitar interferências na transmissão e captação de ondas.
Para Maria Gertrudes Justi, coordenadora do curso de graduação da UFRJ, “o país ainda carece de profissionais. O ramo de filmagem e empresas esportivas também procuram o formado para atender interesses no próprio negócio”.
O salário inicial é de R$ 3.270,00, por seis horas diárias, segundo a Confea. Os dois primeiros anos de graduação são focados em matérias básicas, por isso, espere cálculos e matemática! As disciplinas incluem muita atividade em laboratório. O estágio e um trabalho de conclusão de curso, após os quatro anos de ensino, são obrigatórios.
Gostou da dica? Há sempre uma carreira esperando por você. Conte com o Nube e sucesso, sempre!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.