Conhecer outras culturas e trazer aprendizado na bagagem. Esse é o objetivo de 215 mil brasileiros investidores em intercâmbios no ano de 2011, segundo levantamento realizado pela Belta (Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais).
Na lista dos destinos favoritos para a viagem, o Canadá é o primeiro colocado. Em segundo lugar, estão os Estados Unidos e, em terceiro, o Reino Unido. A mesma ordem é vista quando a pesquisa é pela busca de um segundo idioma.
Para Rodermil Pizzo, representante da loja CVC Estudantes, o país canadense é mais procurado pela facilidade de obtenção do visto, diversidade cultural e segurança. “Jovens entre 15 e 25 anos realizam mais esse tipo de atividade. A duração dos pacotes vendidos é de dois a cinco meses e pode variar entre 4,5 e 8 mil dólares”, conta.
Já quem quer aprender o francês, a França aparece como principal escolha e, em seguida, o Canadá novamente, com suas regiões francófonas. Para estudar o espanhol, a Espanha fica na frente com mais de 70% dos estudantes. Argentina e Chile estão logo em seguida com 19,7% e 2,8% respectivamente.
Recentemente incluída na rota dos destinos mais procurados, a Irlanda recebe cada vez mais intercambistas interessados na educação e na experiência internacional. Para Pizzo, surgiu como uma opção econômica para quem quer conhecer a Europa.
Jackeline Calou, estudante de Publicidade e Propaganda e cadastrada no Nube, optou pelo Canadá. A sua viagem durou um mês para a realização de um curso intensivo de inglês. “Achei interessante o fato de ser um lugar ótimo para conhecer os mais diversificados sotaques e os moradores são muito receptivos”, disse. E ela dá a dica: “Para aproveitar bem, deve haver um planejamento financeiro e sempre reservar uma quantia para emergências”.
Já Raiff Gomes, colaborador da área de administração de contratos do Nube, optou pelos EUA, na cidade de Chicago. O jovem ganhou uma bolsa de estudos pelo “Centro Paula Souza – ETC Guaianases”, por seu desempenho no curso técnico de Administração. Sua viagem durou um mês e conseguiu tirar proveito das experiências e do aprendizado. “Além de estudar, a pessoa deve ter tempo para conhecer a cultura e diversos pontos turísticos. É algo para levar na bagagem pelo resto da vida”, revelou.
Pegue o lápis para anotar as dicas do Nube:
- Compre as passagens com antecedência e deixe o passaporte e o visto atualizados.
- O prazo mínimo para chegada ao aeroporto é de três horas. Portanto, nada de atrasos!
- Cheque os limites de peso para as bagagens.
- Sempre ande com dinheiro no bolso. Nunca se sabe quando surgirá um imprevisto.
- Faça uma lista de todos os itens da viagem e comece a preparar a mala quatro dias antes da partida.
- Lembre-se: se a sua escolha de viagem é no hemisfério norte, as estações estão ao inverso das nossas. Se aqui é verão, lá será inverno. Prepare as suas roupas!
No mais, relaxe e aproveite a viagem para fazer novos amigos e aprimorar o segundo idioma. Conte sempre com a gente!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.