As transformações tecnológicas e culturais do século XXI tornaram bem mais competitivo o ingresso no mercado de trabalho. Por isso, quem almeja uma boa colocação, não deve apenas investir em capacitação, mas também, zelar pelo seu bem mais precioso: sua comunicação.
Para a coordenadora de treinamentos internos do Nube, Eva Samanta Buscoff, quem fala e escreve bem possui a ferramenta mais eficaz e estratégica nas relações empresariais. “Afinal, conhecimento é sinônimo de poder e o colaborador com tais habilidades consegue promover um convívio satisfatório, administrando conflitos e fazendo seu marketing pessoal”, afirma.
Por isso, ao responder um e-mail para um cliente ou participar de reunião de negócios, representando a marca da empresa, o mais simples erro de ortografia e gramática prejudicará a imagem desse profissional e, consequentemente, do lugar onde ele trabalha.
De acordo com Eva, a auto-percepção é fundamental para tomar consciência dos pontos fortes e, principalmente, investir naquilo necessário para ser ajustado. “Por exemplo, o seu ponto de melhoria é a escrita, então, leia mais e dedique o tempo em assuntos do seu interesse. Caso goste de automobilismo, faça leituras sobre o tema para aperfeiçoar a escrita e ainda se tornar um especialista”, aconselha.
Mas, você pode estar se perguntando: e se a dicção também não for tão satisfatória como gostaria, o que fazer? “A dica é: leia em voz alta. Aproveite e conte uma história para um irmão mais novo, primo ou sobrinho”, indica a coordenadora.
Além disso, é essencial tomar cuidado com os sites de relacionamento. Muitos jovens não entendem o fato de a linguagem usada em um momento de descontração, ao conversar com um amigo na rede, ser diferente da linguagem utilizada na escrita de um e-mail para um cliente prestes a fechar um negociação. “Por isso, abreviações, palavras criadas no mundo virtual e informalidade fazem parte do universo da web”, explica Eva. E ela ainda complementa: “o corretor ortográfico também facilita e agiliza, mas pode levar a não aprender de fato a escrita correta”.
Portanto, algumas atitudes devem ser tomadas, para evitar tais deslizes: “Saiba quais são as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Treine sua apresentação pessoal para o namorado(a), pais e amigos. Fale em voz alta e de forma moderada”, comenta a coordenadora.
Fora isso, a dica principal é: confie no seu potencial e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.