Quantos anos você tinha quando experimentou bebida alcoólica pela primeira vez? E seus amigos? E drogas, conhece alguém usando? Infelizmente, a maioria das respostas para estas perguntas não são tão positivas. Você sabe os riscos desse tipo de comportamento? Aprenda mais com o Nube.
Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp revela um número de mortalidades muito próximo entre alcoólatras e usuários de crack. De acordo com Ronaldo Laranja, coordenador do estudo, 17% dos pacientes atendidos, em uma unidade de São Paulo, morreram em cinco anos devido ao alcoolismo. Em outra análise sobre usuários de crack, 30% faleceram em um período de 12 anos. No entanto, a maioria se foi nos primeiros cinco anos, uma relação muito parecida com a dos alcoólatras.
Aline Araújo, colaboradora da área de Treinamento do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, explica terem muitas unidades dos chamados CAPsad - Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, visando o apoio clínico, psicológico e reinserção social dos usuários. “Porém, é necessário existir a procura para justificar mais investimento nos Centros. O primeiro passo é o indivíduo querer este auxílio, mas a maioria tem dificuldade em buscar ajuda profissional”, emenda.
Além do eminente risco de morte, os dependentes de álcool e drogas também se distanciam da família e se tornam agressivos. Sabemos ser do governo a responsabilidade em tratar dessas pessoas com tanta necessidade. No entanto, as escolas particulares também estão começando a se mobilizar. Pela primeira vez em São Paulo, educadores e especialistas da área realizam a “I Jornada de Prevenção contra comportamento de risco nas Escolas Paulistas”.
O evento é organizado pelo Núcleo de Prevenção às Drogas de um colégio na Vila Mariana. Alguns dos temas abordados serão “Estratégias de um Programa de Prevenção de Drogas nas Escolas”, com o Dr. Sérgio de Paula Ramos; e o “Modelo de Proteção e Risco”, com a psiquiatra Ana Cecília R. Marques.
A reunião acontece no dia 25 de setembro, das 8 às 18h, na Rua Madre Cabrini, 175 - Vila Mariana. O valor é de R$ 95,00 por pessoa ou R$ 850,00 por um grupo de dez. Ele inclui as palestras, almoço, coffee break e material. Mais informações pelo (11) 5574.3636 ou jornada@peretz.com.br. Para se inscrever, acesse peretz.com.br/jornada/jornada1.html.
O Nube deu a dica: álcool e drogas fazem mal a sua carreira, e principalmente a sua saúde! Fique fora dessa!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e no Facebook. Agora estamos também no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!