Uso do Hífen, trema e acentuação em algumas palavras são alterados
Todo mundo está falando sobre as mudanças na Língua Portuguesa. Mas você está por dentro delas? Pelas novas regras, como se escreve bem-vindo? Se não soube responder, é melhor começar a se inteirar do assunto. Apesar do novo acordo ortográfico começar a valer definitivamente apenas em janeiro de 2013, é bom não deixar para aprender de última hora, certo? Alguns dos principais vestibulares como a Fuvest já redigirão as questões com a nova ortografia a partir desse ano.
O Brasil será a primeira nação entre as que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) a adotar oficialmente a nova grafia. O português é falado oficialmente em oito países Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
Com o objetivo de unificar o idioma e disseminar a língua portuguesa, as novas regras mudam o uso do hífen, a acentuação em algumas palavras e extinguem o trema. Palavras como lingüiça, vôo, idéia e contra-regra, terão sua ortografia alterada para: linguiça, voo, ideia e contrarregra. Além dessas, o idioma sofrerá inúmeras alterações.
Para efeito de adaptação, o MEC (Ministério da Educação) estipulou o prazo de 2010 a 2012 para os livros didáticos do ensino fundamental adotarem a nova ortografia em todas as séries. Já no ensino médio, somente a partir de 2012. Dessa forma, de 2009 a 2012 esses estudantes terão de conviver com as duas normas ortográficas, consideradas corretas nesse período.
Aproximadamente 240 milhões de falantes do idioma serão diretamente afetados com mudanças entre 0,5% do português escrito no Brasil e 1,5% no de Portugal. A unificação da língua trará grandes facilidades para a edição de livros, redação de documentos com veiculação internacional e tudo o mais relacionado à escrita do idioma. Em contrapartida, todo o material publicado atualmente será inutilizado.
Confira abaixo as principais mudanças na nossa língua.
HÍFEN - Não se usará mais: 1. quando o segundo elemento começar com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminarem em r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista".
2. quando o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial" e "autoestrada".
TREMA - Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.
ACENTO DIFERENCIAL - Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO - Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"
ACENTO CIRCUNFLEXO - Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem" .
2. em palavras terminadas em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" que se tornam "enjoo" e "voo"
ACENTO AGUDO - Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca" 3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe, averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem.
GRAFIA - No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo" 2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil - "erva" e "úmido".
Agora é com você. Só mais uma dica: bem-vindo muda para benvindo. O Nube é seu grande aliado na hora de buscar uma oportunidade de estágio, porém, na hora de responder às questões do vestibular ou até mesmo de um processo seletivo, você vai ter que contar com a sua memória! Por isso, comece a estudar as novas regras desde já para não cair de paraquedas depois.