Quando você era criança, sua única preocupação foi a de escolher as brincadeiras, certo? Depois, vieram os estudos cada vez mais dedicados, com as provas, os trabalhos, o Enem, o vestibular e finalmente, a faculdade. Em algum momento desse percurso, você sentirá a necessidade de procurar um estágio. Como se comportar em sua primeira entrevista? Veja dicas com o Nube!
O passo inicial e obrigatório para quem está nessa etapa da vida é pesquisar sobre a empresa. Site, redes sociais, tudo! Afinal, você também precisa avaliar se deseja, de verdade, estagiar lá. O interesse precisa ser de ambos!
Com essas informações em mãos, procure detectar qual é a vestimenta de quem já trabalha no local. Essa deve ser a sua roupa no dia do bate-papo com o selecionador! Caso tenha alguma dúvida, vá de esporte fino ou social (não precisa ser completo).
Ao encontrar com o responsável pela seleção, “olhos nos olhos com aperto de mão firme!”, opina Sócrates Melo, gerente regional da Randstad Professionals - empresa multinacional de soluções em RH com sede no Rio de Janeiro, além de outras cidades pelo Brasil.
“Procure não fugir do assunto, falando com clareza e firmeza. Seja o mais franco possível. Se não souber algo, diga: ‘não sei!’ Caso tenha dúvidas, faça perguntas sobre as atividades da função, a empresa e a razão da abertura da vaga. Nada de pedir feedback ou comentar sobre férias”, finaliza o executivo.
Durante a conversa, só fale quando perguntado e, de preferência, sem erros de português e gírias. Alguns temas bem comuns são: “quais são seus pontos fortes e fracos?” e “pense em um desafio. De que forma conseguiu superá-lo?”. Estude as respostas!
Como você ainda não tem experiência profissional, é normal usar a faculdade como tema na maioria de suas falas. Valorize o seu lado acadêmico! Boa sorte e corra atrás de seu primeiro estágio!
Veja também: