Quem nunca se sentiu mal após equivocar-se em uma atividade no estágio, atire a primeira pedra! Infelizmente, não há como evitar falhas, independentemente da idade ou experiência profissional. No entanto, é importante saber como agir após esses contratempos. Veja dicas com o Nube!
“Errar é humano”. A frase é verdadeira, mas não exime o autor da culpa. Ao longo de uma extensa carreira, devemos sempre reconhecer nossos pontos de melhoria e tentar corrigi-los com o tempo. Peça ajude, busque opiniões e seja humilde para escutar e aprender.
Para Flávia Motta, coach de saúde e bem-estar, o primeiro passo nesse momento é assumir a responsabilidade. Esse comportamento mostra maturidade e é uma característica das pessoas fortes e com potencial para crescer exponencialmente nas organizações.
“Não tente culpar outra pessoa, uma situação ou achar uma justificativa. Lembre-se: o estágio é uma oportunidade de aprendizado. Se você já soubesse tudo não precisaria dessa etapa!”, opina a especialista do Rio de Janeiro.
Em seguida, vem a atitude. “Verifique quais são os procedimentos para reparar o problema da melhor forma e colha os ensinamentos. Um erro sem análise é só um erro, mas quando você reflete sobre o aprendizado, ele se torna uma rica experiência”, complementa Flávia.
Caso perceba algo equivocado com a atividade de um colega, procure avisá-lo com delicadeza e se ofereça para ajudar. Amanhã, pode ser você quem precisará de auxílio. Afinal, só falha quem tenta, não é mesmo? Boa sorte em seu estágio e conte sempre com as dicas do Nube!
Veja também: