Os problemas da economia brasileira levaram ao aumento do número de demissões nas empresas. Já são mais de 12 milhões de desempregados em todo o país e, muitos, se preocupam com sua recolocação. Mudar sua visão sobre os fatos, pode ajudar, e muito, nesse processo. Saiba mais!
Há duas formas de ver uma crise: como obstáculo ou como oportunidade.“ O trabalho é a atividade de maior sentido na vida do ser humano. Quando ele se vê obrigado a se desligar da rotina, a situação é semelhante ao luto e gera fragilidade”, explica Lurdes Domingos, professora do curso de Psicologia da UVA – Universidade Veiga Almeida, no Rio de Janeiro.
Contudo, segundo a coach Célia E. Riesemberg, a falta de segurança move as pessoas para novos caminhos. Ela destaca a importância da criatividade nesses momentos, pois, diante da escassez de recursos, é necessário elaborar soluções diferentes para seus problemas. “Nas épocas de incerteza, é preciso repensar os atos, perceber os pontos fortes, as aptidões e se preparar para outras formas de ganhos”, observa.
Muitas profissões surgiram nos últimos anos e outras ainda estão sendo criadas, acompanhando um mundo em mudança constante. Pensando “fora da caixa”, os indivíduos estão criando maneiras diferentes de ganhar dinheiro e modelos inovadores de negócios. “Aos poucos, o trabalho tradicional, com seus horários e locais definidos, começa a coexistir ao lado de startups, de empresas sem espaço físico formal, de profissionais atuando em home office e muitas outras possibilidades”, analisa a especialista.
A boa notícia é: existe espaço para todos. A única exigência é não ficar parado esperando as coisas acontecerem. “Precisamos nos questionar e correr atrás de nossos sonhos”, diz Célia. Afinal, cada um de nós possui um capital valioso: a experiência acumulada ao longo dos anos. “Uma ferramenta poderosa para começar um novo caminho”, completa.
Segundo Célia, o primeiro passo é enxergar a sua situação atual por outra ótica, identificando onde está e onde quer chegar, e quais são seus pontos fortes e a desenvolver.
Leia mais: