A crise afeta cada vez mais todos os setores do mercado de trabalho. Com isso, a concorrência aumenta e a oferta diminui. Para auxiliar nesse momento difícil e te ajudar a dar a volta por cima separamos uma dica especial. Acompanhe!
Já ouviu falar em “outplacementé”? O nome é dado a uma poderosa ferramenta de recursos humanos, cujo objetivo é auxiliar pessoas a reconquistar seu lugar no mundo corporativo. Ao estudar, junto com o profissional, a solução para a sua carreira, leva em conta as oportunidades oferecidas, a experiência do candidato e sua meta.
Para Madalena Feliciano, diretora do Instituto Profissional de Coaching e da empresa OutliersCareers, “é um ótimo recurso para diagnosticar, planejar e assessorar na montagem de um novo plano de ação, com foco em resultados contínuos e efetivos para quem foi desligado de uma empresa” explica.
Ainda de acordo com Madalena, parte do trabalho é prestar ajuda no preparo do currículo, ensinar a fazer networking, analisar o comportamento do executivo, fornecer informações sobre consultorias, processos de seleção, indicá-lo para vagas de consultorias de RH, headhunters ou empresas parceiras. O processo consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as vagas, bem como para o planejamento de sua carreira.
Segundo Lurdes Domingos, professora do curso de Psicologia da UVA – Universidade Veiga Almeida no Rio de Janeiro, a demissão é um processo de perda, e, em muitas ocasiões, pode desestruturar. “O trabalho é a atividade de maior sentido na vida do ser humano. Quando ele se vê obrigado a se desligar da rotina, a situação é semelhante ao luto e gera fragilidade”, explica.
Por isso, o outplacement, além de auxiliar na estratégia de marketing pessoal do executivo, também dá suporte para o equilíbrio emocional, pois fornece informações reais e valiosas sobre o caminho a ser trilhado.
E aí, curioso para testar?
Leia mais: